“O E-mail Marketing morreu”, dizem eles…
Contudo, na minha opinião, o E-mail Marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes de Marketing Digital:
Permite estabelecer relação com as pessoas, clientes e potenciais clientes, para além de que aumenta a notoriedade da marca e alavanca (sim, e muito) as conversões em vendas!
(Se se ouve dizer que o E-mail Marketing morreu é porque, por muito tempo, o E-mail Marketing foi associado a spam e publicidade demasiado intrusiva…
Porém, graças ao desenvolvimento da automatização de marketing, este canal tornou-se um dos melhores para fazer chegar as mensagens certas às pessoas certas e no tempo certo!)
Vamos lá, então, desmistificar isto:
O que é o E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que consiste no envio de e-mails para um determinado público, de forma mais ou menos consistente. Este “público” pode ser proveniente de uma base de contactos de clientes ou mesmo das leads geradas por meio de outras estratégias.
O contacto entre uma empresa e os seus consumidores ou leads, via e-mail, pode ser feito a partir de uma segmentação de contactos em conjunto com o uso de ferramentas de automatização. Estas permitem uma personalização rápida e eficaz das mensagens.
Os exemplos de E-mail Marketing mais comuns são:
- Promoções
- Folhetos de publicidade em formato digital
- Confirmação de uma compra online
- Newsletters
Antigamente, o e-mail era um canal de comunicação generalista, de massas, e as mensagens enviadas não eram, de todo, direcionadas ou personalizadas para um público específico. Daí ter referido que o E-mail Marketing era considerado uma fonte de spam…
De facto, era tido como um tipo de comunicação muito invasivo e as pessoas não gostavam de receber publicidade por essa via, pois, uma vez que não era direcionada para elas, não lhes interessava.
Porém, o E-mail Marketing tem vindo a evoluir bastante e, atualmente, é considerado uma das melhores estratégias para comunicar de forma mais pessoal com os consumidores, através de uma troca direta de mensagens relevantes para eles.
Porque devo usar o E-mail Marketing no meu negócio?
Hoje em dia, são as redes sociais que ocupam o centro do palco do Marketing Digital. Porém, ainda assim, o E-mail Marketing continua a ser uma excelente opção para quem consegue obter com facilidade endereços de e-mail e gostava de aumentar a relevância da sua marca.
Eis algumas estatísticas interessantes sobre E-mail Marketing:
- Existem, atualmente, 3,9 mil milhões de pessoas que utilizam o e-mail diariamente.
- 46% dos e-mails são abertos em smartphones.
- 73% dos millennials preferem que as comunicações das empresas sejam enviadas via e-mail.
- Os profissionais de marketing que fazem campanhas com segmentação registam um aumento de 760% no retorno do investimento (ROI).
- 35% dos profissionais de marketing enviam aos seus clientes 3-5 e-mails por semana.
- 78% dos profissionais de marketing observaram um aumento no engagement dos seus e-mails nos últimos 12 meses.
- 80% dos profissionais de vendas acreditam que o E-mail Marketing aumenta a retenção de clientes.
- 59% dos entrevistados dizem que os e-mails influenciam as suas decisões de compra.
(Fonte: HubSpot)
Ora, isto só prova o impacto gigantesco e positivo que esta ferramenta pode ter. O E-mail Marketing não morreu de todo, e é uma ótima forma de aumentar as conversões de um negócio, mesmo hoje em dia!
Eis as razões que o explicam:
- Grande Alcance
Sabemos que quase todos os utilizadores da Internet possuem e-mail e usam-no diariamente ou, pelo menos, semanalmente. Sempre que criamos um login em qualquer website ou plataforma de rede social, por exemplo, recorremos ao nosso endereço de e-mail.
Assim, verifica-se que o e-mail é, de facto, algo essencial no mundo online e que quase todos usam no seu dia-a-dia. O E-mail Marketing é fulcral para a comunicação B2B e B2C.
- Impacto Previsível
Quando a tua empresa publica um post numa plataforma de redes sociais (toma o exemplo do Facebook), é provável que nem todos os teus seguidores o vejam. Isto acontece por culpa dos algoritmos que, supostamente, indicam as mensagens mais relevantes para cada utilizador.
Desta forma, o alcance de certos posts nas redes sociais não é nada previsível. Por outras palavras, torna-se impossível controlarmos o número de pessoas que vão ver e interagir com as tuas publicações.
No e-mail marketing, acontece exatamente o contrário! Este canal tem a grande vantagem de ter um alcance gigantesco e previsível. Se selecionares 100 endereços de e-mail para enviares a tua mensagem, todos eles vão receber o e-mail que enviaste na sua caixa de entrada (e, se a tua estratégia de e-mail marketing for bem executada, é muito provável que a maior parte abra, efetivamente, o e-mail!).
- Formato Flexível
O e-mail é a tela em branco que todos os profissionais de marketing digital desejam! Uma mensagem enviada por e-mail não tem limites de caracteres, e até podes incluir nele emojis, imagens e GIF.
Podes fazer um e-mail com o template que quiseres e colocar elementos gráficos ou podes, simplesmente, escrever um texto da mesma forma que escreves uma mensagem pessoal para os teus contactos.
Com o e-mail, podes comunicar por mensagens curtas e direcionar os destinatários para diferentes páginas web. Podes, igualmente, contar uma longa história. Esta é uma das grandes vantagens do E-mail Marketing: a liberdade para formatares a mensagem como desejares!
- Alto Retorno Financeiro
Quando quiseres começar uma estratégia de e-mail marketing, precisas somente de 3 ingredientes: um domínio (no meu caso, é “marcogouveia.pt”), uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa para executar a estratégia estabelecida.
( A escolha de uma boa ferramenta de e-mail marketing é algo indispensável. Acede já à Checklist de E-mail Marketing que elaborei para te ajudar a avaliar as diferentes plataformas de e-mail marketing consoante a tua área de negócio! )
O mercado tem ao teu dispor diversas opções que atendem aos mais variados níveis de necessidade. Existem, até, ferramentas gratuitas, como o MailChimp, por exemplo.
Não obstante, independentemente da ferramenta que escolheres, o investimento, em princípio, não vai ser muito alto. Por essa razão, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta o ótimo retorno financeiro! Não necessitas de fazer um grande investimento inicial e tens a possibilidade de gerar um grande volume de receitas.
Como integrar o E-mail Marketing na minha estratégia de negócio?
O E-mail Marketing pode ser MUITO chato, se não for bem feito.
Ele é, geralmente, visto a partir de uma perspetiva comercial, de vendas; no entanto, é importante em muitos outros segmentos de um negócio.
Ora observa:
- Manutenção da Relação Com os Consumidores
Quando uma pessoa aceita fornecer o seu e-mail a uma empresa, está a aceitar que exista uma comunicação mais ou menos constante entre si e essa mesma empresa.
Infelizmente, muitas empresas não têm a preocupação de fazer um follow-up das suas leads e acabam a perder muitas oportunidades de venda a partir das mesmas.
É importante, assim, ter sempre isto presente: o E-mail Marketing é uma excelente ferramenta para manter um relacionamento com os consumidores, para que estes não se esqueçam da marca e venham a ter interesse em comprar os seus produtos.
- Promover Conteúdos
Aproveita o e-mail para enviares não só descontos e promoções como também conteúdos relevantes para os teus clientes!
Promover os conteúdos que criamos é essencial, para o sucesso de uma estratégia de marketing. Se não promovemos os nossos conteúdos, ninguém os vai ver, e significam apenas perda de tempo.
Tal como as plataformas de redes sociais, o e-mail é um ótimo canal para promover conteúdos! O envio de uma newsletter, por exemplo, pode contribuir (e muito) para que os conteúdos do teu blogue recebam mais visitas. Desta forma, o E-mail Marketing é um ótimo aliado para aumentares a visibilidade da tua marca no digital!
- Nutrir leads
Este ponto é fulcral para transformar os assinantes, ou seja, aquelas pessoas que aceitaram fornecer-te o seu e-mail, em leads e, por sua vez, em clientes. Para que isto aconteça, é necessário “educar” os contactos sobre o nosso negócio e fortalecer o relacionamento com eles.
O e-mail é o melhor canal para isto, pois permite que envies mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo. Logo, se já utilizas uma ferramenta de automatização de marketing, podes igualmente recorrer ao e-mail marketing para nutrires as tuas leads!
- Vender
Obviamente, o E-mail Marketing é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Todos nós já recebemos e-mails com ofertas ou promoções, certo? E mais… muitas vezes acabamos por aproveitar, ou estou errado?
É possível levares os teus contactos a comprarem com apenas um clique a partir do e-mail. Isto facilita todo o processo de compra e costuma resultar muito bem! Por isso, aproveita o e-mail para promoveres os teus produtos e dares a conhecer as tuas promoções!
(Só tens de ter cuidado com a relevância!)
#DicaNinja: Envia e-mails para as pessoas que já se mostraram realmente interessadas nos teus produtos ou no teu conteúdo. Caso contrário, só irás aborrecê-las, e isso não é nada bom para uma marca…
Agora, para que não “aborreças” as pessoas com os teus e-mails, dou-te também algumas Dicas para Escrever E-mails Fantásticos!
Dicas para Escrever E-mails Fantásticos
Depois de…
Escolheres a ferramenta mais adequada para enviares os teus e-mails…
Selecionares um template bonito, simples e claro…
Reunires a tua lista de contactos…
Só falta começares a elaborar os e-mails!
Costumo dizer que o E-mail Marketing não morreu, mas há quem o mate, por não saber usá-lo…
Por isso, para que consigas ter todo o sucesso possível proveniente de uma estratégia de E-mail Marketing, vou dar-te os meus conselhos para escreveres e-mails TOP!
Aqui vão alguns conselhos para escreveres e-mails fantásticos:
- Mantém o Texto Curto
Tenta manter o texto dos teus e-mails claro e conciso. O tempo médio de atenção dos seres humanos é de cerca de 8 segundos, portanto, não vale a pena escrevermos um texto que demore 8 minutos a ser lido, certo?
Depois, tens de rever, rever e rever… Cortar, cortar e cortar! Todas as palavras que possam ser retiradas, devem ser excluídas do teu texto. Vai direto ao assunto e evita distrações!
- Adota uma Linguagem Adequada
Tem sempre em atenção o teu público-alvo. Para quem estás a escrever? Certamente, será diferente escrever e-mails para um público jovem e para um público mais adulto, por exemplo.
A partir daí, determina o tom de conversa a utilizar em TODOS os teus e-mails!
Tenta sempre criar proximidade com a tua lista de contactos através do texto, personalizando-o ao máximo. Tratar o leitor pelo nome costuma ser uma boa estratégia!
- Não tentes vender desesperadamente
Normalmente, as pessoas não gostam de um tipo de publicidade invasivo, que lhes tenta vender produtos desesperadamente. Já o dizia o #boss Gary Vaynerchuck, no icónico Jab, Jab, Jab, Right Hook. Os leitores querem ter acesso a conteúdo de qualidade e ofertas exclusivas, não querem que lhes sejam empurrados produtos para comprarem quase obrigados, não concordas?
Assim, juntos, discorremos os pilares deste assunto que é demasiadamente subvalorizado, hoje em dia. Espero mesmo ter conseguido fazer-te, pelo menos, refletir sobre ele sob uma perspetiva distinta.