Por: Fernando Batista, Diretor Executivo da Do It On
Todas as marcas precisam de estar assentes numa arquitetura de marketing e comunicação que lhes permita captar a atenção e o interesse dos seus públicos e consumidores para os levar a considerar a compra. Esta é uma regra básica de marketing que todos sabemos ao abrir portas.
A pandemia, acarretou muitas mudanças onde as novas tecnologias, plataformas e comportamentos dos consumidores sofreram alterações, e consequentemente a forma como as empresas comunicam e se relacionam com os seus públicos.
É crucial saber como comunicar, e que seja feito com coerência e consistência, para que não se perca relevância. É por isso essencial, que se defina corretamente a estratégia de marketing e comunicação, sendo que é através da mesma, que irá definir a forma como se apresenta no mercado e como pretende alcançar novos clientes.
Acredito que com a globalização do mercado, as empresas sentem-se obrigadas a investir mais na sua comunicação e imagem, de forma a se integrarem e diferenciarem neste ambiente cada vez mais competitivo e disputado. Para que a sua marca consiga acompanhar o mercado, necessita de ajustar a sua estratégia às novas tendências, para se posicionar corretamente de modo a alcançar o sucesso desejado.
Mas afinal quais são as principais tendências, que estão a moldar o futuro do Marketing e das RP, para este novo ano que se avizinha?
Marketing Experimental
A área do marketing que se foca na criação de experiências e eventos para que os clientes possam interagir de uma forma mais direta com a marca.
Racional Buying
É o processo de tomada de decisão, no qual o consumidor analisa os prós e os contras antes de realizar uma compra.
Marketing for Trust
É a abordagem do marketing que se concentra em construir a confiança com os clientes e estabelecer relações duradouras.
Social Shopping
É uma forma de venda, seja de produtos ou serviços, através de plataformas digitais, o que permite que os consumidores compartilhem as suas experiências de compra com outros utilizadores, influenciando as suas decisões de compra.
Marketing de Afiliados
Corresponde a um modelo de negócio em que uma empresa, oferece uma comissão a outra empresa ou indivíduo com o intuito destes promoverem os seus produtos ou serviços.
Inteligência em Tempo Real
É sem dúvida alguma, uma ferramenta muito útil para o Marketing e para as Relações Públicas, pois ajuda na personalização da experiência do consumidor.
Marketing de Automação
Recurso a tecnologia no marketing, isto é, usar a tecnologia para automatizar tarefas e processos de marketing.
Web 3.0
É considerada a próxima fase da World Wide Web, que tem como foco tornar a web mais inteligente e interativa, de modo a permitir que os utilizadores tenham experiências mais enriquecedoras e personalizadas.
Comunicação de Segurança
A cibersegurança tem vindo a ganhar relevância nas empresas, e cada vez maior a necessidade de criar mecanismos e planos de comunicação de cibersegurança, que vão para além da comunicação de crise.
Green Truth
É a clarificação e adoção de políticas sociais e ambientais pelas empresas.
Apresentadas as tendências para 2023, concluímos que o mercado já não se trata da venda pura e dura ao cliente, os consumidores pretendem que lhes sejam proporcionadas experiências memoráveis que lhes façam querer voltar a adquirir os produtos e/ou serviços da sua marca, nunca esquecendo que para isto, é necessário manter o contacto constante com o cliente.
Fonte: https://pmemagazine.sapo.pt/o-marketing-e-as-relacoes-publicas-vao-mudar-em-2023-2/