A Formação APAV surgiu da necessidade de transmitir aos seus/suas colaboradores/as internos/as um conjunto de competências que lhes permitisse apoiar e encaminhar as vítimas de crime, de forma qualificada, profissional e especializada.
O crescimento da APAV enquanto instituição fez aumentar não somente o número de Técnicos/as de Apoio à Vítima, como também o número de técnicos/as que não estando diretamente ligados ao apoio à vítima, levantam a necessidade da diversificação das áreas de formação, como sendo as áreas de gestão, informática, línguas, comunicação, candidaturas a projetos.
O seu trabalho enquanto entidade formadora acreditada (desde 2002 pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT) e reconhecida por outras entidades levou à criação, em 2003, do Centro de Formação. Na continuidade de um percurso de excelência, o Centro de Formação encontra-se certificado, pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT, nas áreas de educação-formação em que a sua atividade formativa é desenvolvida, assim como pela ISO 9001:2008, desde 2009.
Tem as seguintes áreas de educação-formação certificadas pela DGERT:
- Desenvolvimento pessoal;
- Psicologia;
- Sociologia e outros estudos;
- Ciência política e cidadania;
- Gestão e administração;
- Direito;
- Trabalho social e orientação;
- Proteção de pessoas e bens.
Atualmente, o Centro de Formação está implementado nacionalmente, com coordenação nos Serviços de Sede em Lisboa, e representatividade em cinco pólos de formação – Porto, Centro, sede/Lisboa, Algarve e Açores –, nos quais a APAV possui instalações próprias para a realização de formação.
A Formação APAV assume-se assim como uma entidade de formação totalmente orientada para o cliente interno e externo e com condições e capacidade para ministrar ações deslocalizadas em Portugal Continental e Ilhas bem como no estrangeiro.