O marketing está em constante evolução, por isso, vale a pena conhecer quais são as próximas tendências para este ano.
Diz-se por aí hoje em dia que se uma empresa não está na internet é porque ela não existe, já que a internet corresponde à principal ferramenta de marketing atual, o famoso marketing digital. Mas quais serão as tendências deste mercado para este ano? O que muda e permanece em 2023? Acompanhe a leitura!
Marketing Digital: a nova trend da internet
Boa parte das pessoas que frequentam a internet já viu ou ouviu em algum momento a expressão “Marketing digital”. Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de práticas que têm como objetivo divulgar um produto ou serviço no universo digital. Esta aplicação, no fundo, é pouco específica, e há centenas de estratégias que podem ser utilizadas como parte desse marketing digital.
Há desde técnicas mais óbvias, por exemplo, posts patrocinados e anúncios, até formas mais subtis, por exemplo, com o marketing de afiliados e coisas do género. Um ponto é muito importante: a forma de marketing presente atualmente não irá se modificar tão cedo. Exatamente o contrário: como a tendência é que a tecnologia se desenvolva a cada dia, esse tipo de marketing deve igualmente crescer e se desenvolver ainda mais.
Que tendências devem permanecer em 2023?
O universo do marketing é marcado por muitas tendências. Algumas são mais duradouras, outras parecem mais esporádicas. No que diz respeito ao marketing digital, por exemplo, os profissionais do setor estão continuamente a pensar e observar as principais tendências do momento.
Afinal, nenhum profissional quer que a empresa que representa fique para trás no universo da internet ou mesmo que cometa algum erro diante do público, já que atualmente as empresas são “canceladas” tão facilmente.
Redes sociais
Uma tendência que chegou para ficar, sem dúvida, é o uso das redes sociais também como ferramentas de marketing. Como boa parte das pessoas passa imenso tempo nessas redes hoje em dia, foi um passo natural que as empresas percebessem que precisam de manter uma presença forte ali.
Alguns pontos que devem ser ainda mais explorados no que diz respeito ao marketing nas redes sociais são:
● Contas empresariais nas redes sociais: as empresas já perceberam que precisam de manter contas nas redes sociais, e que estas precisam de ser alimentadas com frequência. Posts, stories e reels são as palavras do momento e devem continuar com toda a força em 2023. Por isso, as empresas que ainda não estão presentes nas principais plataformas sociais do mercado já estão atrasadas.
● Parcerias com influencers: outro ponto muito importante do marketing nas redes sociais é a parceria entre empresas e influenciadores. Antigamente, os comerciais eram realizados apenas por artistas do topo do mundo da fama, mas hoje as empresas já perceberam que podem estabelecer parcerias mais próximas do público, com influencers de nichos afins.
● Ofertas e giveaways para o público: outra tendência que só cresce é a interação entre as empresas e o público nas redes sociais. Uma excelente oportunidade são as ofertas para os seguidores ou mesmo giveaways que podem fazer com que o público receba algum produto ou serviço se for sorteado.
Inteligência artificial como aliada
A inteligência artificial parece ter vindo para ocupar um lugar duradouro, por isso, não vale a pena lutar contra esta tendência, e os principais profissionais de marketing parecem já ter percebido isso. Sendo assim, é normal que nos próximos tempos as relações entre o trabalho humano e o trabalho “da máquina” fiquem cada vez mais próximas.
O marketing pode aproveitar a inteligência artificial para realizar ações de forma mais eficiente, além de estar presente nas tendências do momento, aproveitando novidades como Chat GPT, por exemplo, para realizar sondagens, interagir com o público etc.
Criptomoedas como métodos de pagamento
Outra tendência de marketing que deve ganhar força em 2023 é a divulgação de criptomoedas como forma de pagamento. Ou seja, as empresas devem usar a novidade tecnológica ao seu favor, de modo a fazer com que o público sinta que aquela companhia é comprometida com a inovação e com a diversidade, o que é excelente em termos de marketing para o negócio.