Diariamente surgem novos serviços e dimensões de interação no mundo digital de que as empresas tiram inteligentemente partido, para atrair e converter leads em clientes.
O marketing digital é, nas empresas, o departamento ou ferramenta responsável pela concepção de estratégias que resultam nesse efeito.
Qualquer cibernauta é bombardeado diariamente com uma quantidade massiva de informação, por isso a tarefa de chamar a atenção através de conteúdo, é extremamente desafiante.
Foi para responder a esse desafio que os profissionais do marketing digital desenvolveram práticas de SEO, Search Engine Optimization, e Link Building, entre outros.
Estas estratégias tornam possível que um website esteja entre os melhores no ranking de um motor de pesquisa e se destaque entre muitos outros.
Como destacar o site do seu negócio nos motores de pesquisa?
Neste artigo vamos aprofundar um pouco cada uma delas para que aumente o seu espectro de conhecimentos sobre marketing digital, mas aconselhamos a que consulte uma agência SEO se desejar obter uma estratégia personalizada para a sua empresa.
SEO como estratégia para alavancar o seu website
SEO, ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que atuam numa página web com o objetivo de a tornar mais apelativa para os algoritmos de indexação dos motores de pesquisa.
Estas táticas passam pela utilização de palavras-chave, URL’s específicos, desenvolvimento de links e conteúdo disruptivo com qualidade. O uso destas táticas permite que o seu website seja facilmente encontrado pelos algoritmos e, consequentemente, considerado relevante em relação a outras páginas.
Resumindo, SEO significa pegar em conteúdo “normal” e otimizá-lo para aparecer no top do ranking dos motores de pesquisa, aumentando o fluxo de tráfego da página web.
A principal distinção entre SEO e publicidade paga é que SEO envolve classificação natural, o que significa que não tem de pagar estar entre os primeiros do ranking.
Estratégias base do marketing de SEO
Vamos então aprender um pouco mais sobre marketing de SEO.
Perceber de que se trata pode ser simples, mas pô-lo em prática requer muito esforço e tempo. Para obter retorno e sentir os efeitos do trabalho realizado é preciso dedicação e paciência. As decisões são tomadas diariamente, sempre com o sucesso a longo prazo em mente.
Conteúdo
Qualquer cibernauta fica extasiado quando obtém exatamente aquilo que procura ao fazer uma pesquisa no Google.
Ao pesquisarmos por um conteúdo na internet, seja o significado de um sonho ou uma receita culinária, o Google não nos apresenta o primeiro resultado possível que encontrar.
Reúne todos os recursos para nos entregar exatamente aquilo que pedimos e que acredita ser o mais ajustado ao nosso perfil.
O Google trabalha constantemente para melhorar a experiência dos utilizadores enviando a melhor informação que possa descobrir.
Isto significa que para um conteúdo ser escolhido pelo Google, tem de responder a altos padrões de qualidade e ser mesmo interessante! Este é um dos grandes desafios para as agências de SEO, conseguir criar conteúdo novo e relevante diariamente.
Pesquisa e seleção por palavras-chave
A estratégia que inclui a utilização de palavras-chave é realizada para atingir objetivos diversos.
Entre os mais importantes estão, obter uma alta classificação no Google e desenvolver conteúdos relevantes. Explicando o primeiro, consoante a natureza da sua empresa, são definidas palavras-chave com um hiperlink para o seu website, e inseridas noutros sites da internet, como artigos ou blogs.
As palavras-chave podem muitas vezes levar à inspiração, pois revelam exatamente o que as pessoas querem saber com base nos seus termos de pesquisa, por isso, são boas condutoras para a construção de conteúdo relevante.
Design de website e redes sociais
É importante ter um website e redes sociais com um design apelativo para que as pessoas sintam vontade de navegar o mais possível pelas suas páginas.
Também a arquitetura do site é essencial para garantir uma boa experiência em relação ao tempo de carregamento e segurança na ligação.
Consultar uma boa agência SEO é uma mais valia, pois garante que o trabalho fica bem-feito à primeira e que estará sempre a par das inovações e tendências do ramo, mantendo a competitividade protegida.
Com a tecnologia a evoluir a um ritmo mais acelerado do que nunca, as empresas devem investir alguns recursos para se manterem atualizadas e pioneiras face ao mercado.