É o fim do “Credencialismo”? ou a sua Reinvenção?

Os processos de INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO A DISTÂNCIA estão sempre a testar os seus limites … para além dos MOOCs ( Massive Open Online Courses) onde, nos últimos quatro anos, foram testados os primeiros “Nanodegrees” ( Certificações ao fim de seis meses ), entram em cena os “MOOCs ON DEMAND” e os “BOOTCAMPS” ( com uma Duração de aproximadamente três meses ). Acresce ainda o modelo “HACKATHON” ( de 3 dias ) e que começa a ser um elemento essencial a agregar ao Curriculum …

Surgem agora os Modelos “Cyber Lab” Intensivos como este ” DEFENSE TRAINING FACILITY ” que abriu em Londres !!! …

O impacto crescente das Tecnologias Cognitivas nas Organizações provoca A QUEDA DO CREDENCIALISMO (1) em Cursos com 3,4 e 5 anos … Numa Sociedade V.I.C.A. (2) , a Aprendizagem ao Longo da Vida é … REAL TIME ou pelo menos “near RT” !

FONTE: Francisco Lavrador Pires

[LER +]

Partilhar