UFCD 8981 – Gestão de associações juvenis

Multicompetências

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Descrição

Associados Ativos Empregados com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Capacitar os formandos de competências especificas em gestão de associações juvenis.


Fundamentos da organização associativa
Órgãos constituintes e princípios de funcionamento administrativo
Recursos: humanos, patrimoniais, informativos
Plano de atividades
Relação com os associados
Papel do dirigente associativo
Formação dos recursos humanos da associação
Marketing associativo
Metodologias de análise das potencialidades de uma associação
Divulgação de eventos e atividades e de comunicação da associação
Novas tecnologias
Redes e procura de sinergias por via de parcerias
Contabilidade associativa
Enquadramento contabilístico do terceiro sector
Fundamentos gerais de funcionamento: gestão de quotas, contas bancárias, pagamentos e recebimentos, bens, emissão de recibos, inventários, compromissos, dívidas, entre outros conceitos aplicáveis à contabilidade associativa.
Organização e prestação de contas (interna e externa)
Relatórios de contas, balanços, balancetes e demonstração de resultados
Relatórios específicos e sua articulação com a contabilidade geral da associação
Preparação básica para auditoria
Financiamento e desenvolvimento associativo
Financiamento de projetos
Plano de atividades e Programas de apoio associativo, nacionais e internacionais
Candidaturas a programas e apoios: aspetos fundamentais de organização e gestão
Orçamentação
Rentabilização e valorização de recursos associativos
Recursos Humanos e formação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os (as) formandos(as) serão avaliados da seguinte forma:

– Avaliação formativa (40%):
– Participação
– Trabalhos/exercícios
– Comportamento
– Assiduidade
– Avaliação sumativa (60%):
– Teste de avaliação final
– Avaliação do processo formativo:
– Questionários/inquéritos de avaliação da satisfação;
– Avaliação de desempenho do formador.



 

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