UFCD 6563 – Prevenção e controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos

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Descrição

Apesar dos progressos alcançados nas últimas décadas, no que respeita à qualificação dos portugueses, persiste ainda uma grande carência ao nível da educação, formação e qualificação da população ativa em geral, fenómeno que limita o potencial de inovação e competitividade da economia em Portugal.
Pretendemos, portanto, através da presente formação aumentar a base formativa qualificante dos formandos, nomeadamente, ativos empregados e desempregados, promovendo o seu (re)ingresso no mercado de trabalho.
Note-se também que, um dos pilares do Programa XXI Governo Constitucional e do Programa Nacional de Reformas diz respeito ao alargamento da Qualificação dos Portugueses.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Distinguir os conceitos de lavagem, desinfeção, esterilização e métodos e técnicas associadas.
– Identificar a tipologia de produtos utilizados nos processos de lavagem e desinfeção: aplicação e recomendações associadas.
– Identificar as diferentes etapas do processo de tratamento de roupas – recolha, triagem, transporte e acondicionamento, tendo em conta os procedimentos definidos e diferentes níveis de risco.
– Identificar a tipologia de produtos de higiene e limpeza da unidade do utente: tipo de utilização, manipulação e modo de conservação.
– Identificar as diferentes etapas do processo de lavagem e higienização de instalações e mobiliário da unidade do doente, bloco operatório, unidade de isolamento e outros serviços que tenham especificidades no controlo da infeção, tendo em conta os procedimentos definidos e diferentes níveis de risco.
– Identificar os diferentes tipos e etapas do processo de lavagem e desinfeção de materiais: hoteleiro, apoio clínico e clínico tendo em conta os procedimentos definidos e diferentes níveis de risco.
– Identificar os diferentes tipos e etapas do processo de lavagem e desinfeção de equipamentos, do serviço/unidade tendo em conta as instruções do fabricante, os procedimentos definidos e diferentes níveis de risco.
– Identificar os diferentes tipos de tratamento e etapas do processo de lavagem de materiais e equipamentos utilizados na lavagem, higienização e desinfeção de instalações/superfícies do serviço/unidade tendo em conta os procedimentos definidos e diferentes níveis de risco.
– Identificar os diferentes tipos de resíduos e tipologia de tratamento associado: recolha, triagem transporte e acondicionamento e manuseamento.
– Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
– Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
– Preparar e aplicar os diferentes tipos de produtos de lavagem, desinfeção e esterilização, utilizando o equipamento de proteção individual adequado, e cumprindo os procedimentos definidos para cada uma das etapas.
– Aplicar os métodos e técnicas de lavagem e desinfeção, utilizando o equipamento de proteção individual adequado, e cumprindo os procedimentos definidos para cada uma das etapas.
– Aplicar as técnicas de tratamento de roupa de acordo com a sua tipologia utilizando o equipamento de proteção individual adequado, e agindo de acordo com procedimentos definidos no tratamento de roupas: recolha, triagem, transporte e acondicionamento.
– Aplicar técnicas de substituição de roupa em camas, berços e macas desocupadas mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos de acordo com procedimentos definidos.
– Substituir e proceder ao tratamento dos produtos de higiene pessoal da unidade do doente, de acordo com procedimentos definidos.
– Aplicar as técnicas de tratamento de resíduos, de acordo com tipologia dos mesmos, cumprindo os procedimentos definidos para cada uma das etapas: receção, identificação, manipulação, triagem, transporte e acondicionamento.
– Aplicar as técnicas de lavagem higienização das instalações e mobiliário da unidade do utente/serviço, utilizando equipamento de proteção individual adequado, cumprindo os procedimentos definidos.
– Aplicar as técnicas de lavagem (manual e mecânica) e desinfeção aos equipamentos do serviço, utilizando equipamento de proteção individual adequado, cumprindo as orientações dos fabricantes e os procedimentos definidos associados.
– Aplicar as técnicas de tratamento, lavagem (manual e mecânica) e desinfeção aos equipamentos e materiais utilizados na lavagem e higienização das instalações/superfícies da unidade/serviço, utilizando equipamento de proteção individual adequado, cumprindo as orientações dos fabricantes e os procedimentos definidos associados.
– Aplicar as técnicas de lavagem (manual e mecânica) e desinfeção a material hoteleiro, material de apoio clínico e material clínico utilizando equipamento de proteção individual adequado e cumprindo os procedimentos definidos.
– Aplicar técnicas de armazenamento e conservação de material de apoio clínico, material clínico desinfetado /esterilizado.
– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
– Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
– Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
– Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
– Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
– Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
– Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
– Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
– Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
– Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
– Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.


• Conceitos associados à lavagem, desinfeção e esterilização
A lavagem
– Lavagem manual e mecânica
– Tipologia de produtos utilizados na lavagem manual
– Métodos de lavagem
A desinfeção
– Desinfeção
– Tipologia de produtos utilizados na desinfeção
– Métodos de desinfeção
A esterilização
– Esterilização e tipo de aplicação
– Métodos de esterilização: baixa temperatura e alta temperatura
• Tipologia de produtos, aplicação e recomendações associadas
Produtos de lavagem
Produtos desinfectantes
• Roupas
O tratamento de roupas tendo em conta os níveis de risco
– O equipamento de proteção individual
– As técnicas de manuseamento de roupa suja e lavada
– A recolha, o transporte, a triagem e o acondicionamento de roupa
– A recolha de roupa suja: procedimentos e normas associadas
– A triagem da roupa: tipo de roupa, tipo de procedimentos associados, identificação, selagem e rotulagem
– Os circuitos de transporte da roupa
O acondicionamento de roupa suja e lavada
A substituição de roupa e de produtos de higiene e conforto
– Técnicas de substituição de roupas em camas, berços e macas desocupadas
Normas e procedimentos de higiene, segurança e saúde no trabalho
• Limpeza e higienização de instalações/ superfícies
A limpeza e higienização de instalações/ superfícies da unidade do utente e/ou serviços tendo em conta os níveis e zonas de risco
– O Equipamento de Proteção Individual
– Os Produtos de lavagem:
– Tipo de produtos
– Preparação de produtos: mistura, diluição e dosagem adequada
– As precauções a ter em conta
– Aplicação e utilização
– Os métodos e técnicas de lavagem associadas à higienização dos espaços
– Normas e procedimentos de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho
A limpeza e higienização de instalações/ superfícies no post-mortem
A limpeza e higienização de instalações/ superfícies em unidades/ serviços específicos: Cuidados intensivos, bloco operatório, unidades de isolamento
• Materiais
A lavagem e desinfeção dos materiais:
– O equipamento de proteção Individual
– A tipologia de materiais
– Os circuitos de entrega e recolha de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico
– A lavagem e desinfeção de materiais: material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico
– Lavagem manual
– Lavagem mecânica e desinfeção térmica
– Desinfeção química de material de apoio clínico e de material clínico
Os Produtos de lavagem
– Tipo de produtos
– Aplicação e utilização
– Preparação de produtos: mistura, diluição e dosagem adequada
– As precauções a ter em conta
Armazenamento e conservação de materiais
Registos
• Equipamentos
A lavagem e desinfeção química dos equipamentos:
– O equipamento de proteção Individual
– A tipologia de equipamentos
– Os produtos de lavagem
– Tipo de produtos
– Aplicação e utilização
– Preparação de produtos: mistura, diluição e dosagem adequada
– As precauções a ter em conta
– A lavagem e desinfeção de equipamentos
– Manual
– Mecânica
– Os métodos e técnicas de lavagem e desinfeção
– Manuais e normas de instruções do fabricante
– Manutenção preventiva
– Normas e procedimentos de higiene, segurança e saúde no trabalho
• Materiais e equipamentos
A lavagem e desinfeção dos materiais e equipamentos de lavagem e higienização
– O equipamento de proteção Individual
– A tipologia de materiais e equipamentos de lavagem/higienização
Os Produtos de lavagem
– Tipo de produtos
– Aplicação e utilização
– Preparação de produtos: mistura, diluição e dosagem adequada
– As precauções a ter em conta
O tratamento, a lavagem e a desinfeção de materiais de lavagem
– Tratamento
– Lavagem manual
– Lavagem mecânica
O acondicionamento de produtos, materiais e equipamentos de lavagem e higienização
Registos
• O tratamento de resíduos
A receção, a triagem o transporte e o acondicionamento de resíduos: normas e procedimentos associados a cada tipo de tratamento
– Grupo I- resíduo que não apresentam exigências especiais no seu tratamento
– Grupo II- resíduos hospitalares não perigosos
– Grupo III- resíduos hospitalares de risco biológico
– Grupos IV- resíduos hospitalares específicos
O armazenamento de resíduos: normas e procedimentos associados a cada tipo de tratamento
– Grupo I- resíduos que não apresentam exigências especiais no seu tratamento
– Grupo II- resíduos hospitalares não perigosos
– Grupo III- resíduos hospitalares de risco biológico
– Grupos IV -resíduos hospitalares específicos
• Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa
Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CONTÍNUA

A avaliação formativa ou contínua permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de avaliação formativa:
– a participação e motivação;
– a aquisição e a aplicação de conhecimentos;
– a mobilização de competências em novos contextos;
– o trabalho em equipa/grupo;
– a adaptação a uma nova tarefa;
– a pontualidade e assiduidade.

AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL

A avaliação de conhecimentos é composta por uma ou mais provas teóricas e/ou práticas de natureza formativa e sumativa. As provas de avaliação sumativa são de caráter individual, realizadas no final da ação de formação, com incidência nas temáticas abordadas no decorrer do curso.
As provas de avaliação de conhecimentos, corrigendas e pautas de avaliação, são concebidas e da responsabilidade do(s) formador(es).
A avaliação sumativa é expressa nos resultados de “Com Aproveitamento” ou “Sem Aproveitamento”, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação. Considera-se “com aproveitamento” as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e “sem aproveitamento” as pontuações inferiores a 10 valores, informação que constará na pauta de avaliação.

ESCALA DE AVALIAÇÃO: Na pauta de classificação final dos formandos e no certificado deve constar a menção qualitativa «com aproveitamento» ou «sem aproveitamento», considerando -se «com aproveitamento» as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e «sem aproveitamento» as pontuações menores que 10 valores. As avaliações parciais e finais são pontuadas com base numa escala de 0 a 20 valores.

SERÁ CONSIDERADA FREQUÊNCIA COM APROVEITAMENTO SEMPRE QUE:
• A classificação final seja “Com Aproveitamento”;
• A assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total da formação;
• O comportamento seja adequado e ajustado ao local da formação.
Quando a ausência de um formando seja superior a 10% da carga horária total do curso e inferior a 3 sessões de formação, deverá a coordenação verificar os motivos pelos quais o formando faltou e se a avaliação sumativa valida o aproveitamento do formando. Em caso afirmativo, permitirá a certificação do formando, pois estão reunidas todas as condições para a sua aprovação e posterior certificação. Ainda assim, os formandos que tenham aproveitamento na avaliação sumativa, terão também que realizar um trabalho/teste de avaliação extra (escrito, prático ou oral), por forma a recuperar o número de horas que esteve ausente. Estas provas são da responsabilidade do(a) formador(a) e registadas em grelha própria cedida pela entidade formadora.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO – REAÇÃO

O acompanhamento dos formandos no decorrer da ação de formação é conseguido através do formador e do coordenador pedagógico. Este último é responsável pelo acompanhamento pedagógico tanto dos formandos como da equipa de formadores, garantindo o cumprimento dos objetivos da formação, através da auscultação direta ou indireta, nomeadamente, através do contacto telefónico e contacto de email. Este acompanhamento é registado em formulário próprio.
No que respeita à avaliação da formação, esta é garantida através da aplicação de inquéritos de avaliação do processo formativo e do desempenho do(s) formador(es) dirigidos aos formandos e também da aplicação de um inquérito de avaliação do processo formativo dirigido aos formadores.


CERTIFICAÇÃO:
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Qualificações que descrimina a(s) unidade(s) de formação de curta duração concluída(s) com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
O Certificado será imitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.


 

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