UFCD 0810 – Programação em C/C++ – avançada

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Descrição

Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Elaborar programas complexos em linguagem C/C++.


Apontadores
Definição de apontadores
Declaração de apontadores
Apontadores para passar dados para uma função
Operador indireto (*)
Atribuição de valores a variáveis apontadores
Operações com apontadores
Apontadores para matrizes
Apontadores para strings
Apontadores para apontadores
Apontadores para funções apontadores como argumento de uma função
Estruturas
Definição e declaração de estruturas
Inicialização de estruturas
Leitura e escrita de valores nos elementos de uma estrutura
Matrizes de estruturas
Apontadores para estruturas
Estruturas em lista ligada
Declaração de listas ligadas
Operações sobre listas ligadas
Uniões
Definição de uniões
Declaração de uniões
Inicialização de uniões
Uniões de estruturas
Problemas com uniões
Impressão de carateres por acesso direto à memória
Sistema binário
Sistema hexadecimal
Sistema octal
Operadores sobre os bits
Conversão entre sistemas
Campos bit
Pré-processador C/C++ e as directivas
Directiva #define
Macros
Macros e funções – comparação
Directiva #include
Directivas #undef, #if, #ifdef, #ifndef, #else, #endif e #error
Livraria do C/C++
Acesso à livraria
#include
Livraria Math-#include
Alocação e desalocação de memória
Função malloc()
Função calloc()
Função free()
Ficheiros em C/C++
Níveis de leitura e escrita em ficheiros
Abertura e fecho de ficheiros
Leitura e escrita em ficheiros
Condições de erro
Buffers
Outras funções para manipular ficheiros



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos formandos para evidenciar as competências já adquiridas.

AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma de um Teste ou trabalho online.


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
Para efeitos de conclusão da formação modular com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade do formando não pode ser inferior a 90 % da carga horária total. Sempre que o limite estabelecido não for cumprido, cabe à entidade formadora, nos termos do respectivo regulamento interno, apreciar e decidir, casuisticamente, sobre as justificações apresentadas pelo adulto, bem como desenvolver os mecanismos de recuperação necessários ao cumprimento dos objectivos inicialmente definidos.


 

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