UFCD 0349 – Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos

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Descrição

Apesar dos progressos alcançados nas últimas décadas, no que respeita à qualificação dos portugueses, persiste ainda uma grande carência ao nível da educação, formação e qualificação da população ativa em geral, fenómeno que limita o potencial de inovação e competitividade da economia em Portugal.
Pretendemos, portanto, através da presente formação aumentar a base formativa qualificante dos formandos, nomeadamente, ativos empregados e desempregados, promovendo o seu (re)ingresso no mercado de trabalho.
Note-se também que, um dos pilares do Programa XXI Governo Constitucional e do Programa Nacional de Reformas diz respeito ao alargamento da Qualificação dos Portugueses.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Identificar os principais problemas ambientais.
– Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
– Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
– Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
– Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
– Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
– Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
– Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.


– AMBIENTE
Principais problemas ambientais da atualidade
Resíduos
– Definição
– Produção de resíduos
Gestão de resíduos
– Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
– Estratégias de atuação
– Boas práticas para o meio ambiente
– SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
– Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
– Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
ACIDENTES DE TRABALHO
– Conceito de acidente de trabalho
– Causas dos acidentes de trabalho
– Consequências dos acidentes de trabalho
– Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
DOENÇAS PROFISSIONAIS
– Conceito
– Principais doenças profissionais
– PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
Riscos biológicos
Agentes biológicos
Vias de entrada no organismo
Medidas de prevenção e proteção
Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
Ambiente térmico
Iluminação
Radiações (ionizantes e não ionizantes)
Ruído
Vibrações
Riscos químicos
– Produtos químicos perigosos
– Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
– Vias de exposição
– Efeitos na saúde
– Classificação, rotulagem e armazenagem
– Medidas de prevenção e proteção
Riscos de incêndio ou explosão
– O fogo como reação química
– Fenomenologia da combustão
– Principais fontes de energia de ativação
– Classes de Fogos
– Métodos de extinção
– Meios de primeira intervenção – extintores
– Classificação dos Extintores
– Escolha do agente extintor
Riscos elétricos
– Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
– Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
– Medidas de prevenção e proteção
Riscos mecânicos
– Trabalho com máquinas e equipamentos
– Movimentação mecânica de cargas
Riscos ergonómicos
– Movimentação manual de cargas
Riscos psicossociais
– SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
Conceito
Tipos de sinalização
– EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CONTÍNUA

A avaliação formativa ou contínua permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de avaliação formativa:
– a participação e motivação;
– a aquisição e a aplicação de conhecimentos;
– a mobilização de competências em novos contextos;
– o trabalho em equipa/grupo;
– a adaptação a uma nova tarefa;
– a pontualidade e assiduidade.

AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL

A avaliação de conhecimentos é composta por uma ou mais provas teóricas e/ou práticas de natureza formativa e sumativa. As provas de avaliação sumativa são de caráter individual, realizadas no final da ação de formação, com incidência nas temáticas abordadas no decorrer do curso.
As provas de avaliação de conhecimentos, corrigendas e pautas de avaliação, são concebidas e da responsabilidade do(s) formador(es).
A avaliação sumativa é expressa nos resultados de “Com Aproveitamento” ou “Sem Aproveitamento”, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação. Considera-se “com aproveitamento” as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e “sem aproveitamento” as pontuações inferiores a 10 valores, informação que constará na pauta de avaliação.

ESCALA DE AVALIAÇÃO: Na pauta de classificação final dos formandos e no certificado deve constar a menção qualitativa «com aproveitamento» ou «sem aproveitamento», considerando -se «com aproveitamento» as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e «sem aproveitamento» as pontuações menores que 10 valores. As avaliações parciais e finais são pontuadas com base numa escala de 0 a 20 valores.

SERÁ CONSIDERADA FREQUÊNCIA COM APROVEITAMENTO SEMPRE QUE:
– A classificação final seja “Com Aproveitamento”;
– A assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total da formação;
– O comportamento seja adequado e ajustado ao local da formação.
Quando a ausência de um formando seja superior a 10% da carga horária total do curso e inferior a 3 sessões de formação, deverá a coordenação verificar os motivos pelos quais o formando faltou e se a avaliação sumativa valida o aproveitamento do formando. Em caso afirmativo, permitirá a certificação do formando, pois estão reunidas todas as condições para a sua aprovação e posterior certificação. Ainda assim, os formandos que tenham aproveitamento na avaliação sumativa, terão também que realizar um trabalho/teste de avaliação extra (escrito, prático ou oral), por forma a recuperar o número de horas que esteve ausente. Estas provas são da responsabilidade do(a) formador(a) e registadas em grelha própria cedida pela entidade formadora.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO – REAÇÃO

O acompanhamento dos formandos no decorrer da ação de formação é conseguido através do formador e do coordenador pedagógico. Este último é responsável pelo acompanhamento pedagógico tanto dos formandos como da equipa de formadores, garantindo o cumprimento dos objetivos da formação, através da auscultação direta ou indireta, nomeadamente, através do contacto telefónico e contacto de email. Este acompanhamento é registado em formulário próprio.
No que respeita à avaliação da formação, esta é garantida através da aplicação de inquéritos de avaliação do processo formativo e do desempenho do(s) formador(es) dirigidos aos formandos e também da aplicação de um inquérito de avaliação do processo formativo dirigido aos formadores.


CERTIFICAÇÃO:
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Qualificações que descrimina a(s) unidade(s) de formação de curta duração concluída(s) com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
O Certificado será imitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.


 

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