Técnico de ORVC

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Descrição

No ano 2016, foi lançado um novo programa de formação e qualificação de adultos, o Programa Qualifica (Portaria n.º 232/2016 de 29 de agosto), que é uma estratégia de educação e formação de adultos que combina processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) com uma componente de formação complementar obrigatória ajustada a cada caso. Esta estratégia visa relançar a educação e formação de adultos enquanto prioridade para o país. Um dos eixos fundamentais para a concretização do Programa Qualifica passa pela ativação de uma rede nacional de centros especializados em educação e formação de adultos – Centros Qualifica – vocacionados para o atendimento, aconselhamento, orientação e encaminhamento para percursos de aprendizagem, com base nas reais necessidades de qualificação existentes nos diferentes territórios e setores económicos.
Os Centros Qualifica são instrumentos essenciais na estratégia de qualificação de adultos, tendo como premissa fundamental não só a valorização das aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através de formação qualificante. Nas equipas destes centros destacam-se os Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências que são os responsáveis pelas etapas de acolhimento dos utentes no Centro Qualifica, diagnóstico, informação e orientação, encaminhamento e pela condução dos processos de RVCC.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Proporcionar aos formandos um conjunto de saberes teórico-práticos sobre o funcionamento dos Centros Qualifica, que lhes possibilite exercerem funções neste contexto de atividade como Técnicos de ORVC.


Módulo I – Centros Qualifica
Políticas de Educação de Adultos em Portugal
Programa Qualifica
Centros Qualifica
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Sistema Nacional de Qualificações

Módulo II – Técnico de ORVC
Perfil do Técnico de ORVC
Competências do Técnico de ORVC

Módulo III – Processos de RVCC
Processo de RVCC Escolar
. RVCC Escolar de Nível Básico
. RVCC Escolar de Nível Secundário
Processo de RVCC Profissional



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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