Tacógrafos – Tempos de Condução e Repouso

75.00

Transform

REF: 14915 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Esta formação revela-se de extrema importância para uma melhor qualificação profissional dos motoristas e consequente contributo para a segurança rodoviária uma vez que o Regulamento 561/2006 obriga ao registo e controlo dos tempos de condução e repouso dos motoristas de transporte de passageiros e mercadorias. Trata-se de uma qualificação mais vasta do que aquela que é proporcionada pelo ensino para a obtenção da carta de condução, na medida em que contempla características específicas da condução.
Assim, os conteúdos da formação contínua a monitorizar pela Transform, centram-se em matérias relacionadas com os tempos de condução e repouso e respetivo registo no tacógrafo, as quais os motoristas no ativo se confrontam no seu dia-a-dia, e nas quais, por vezes sentem ou demonstram ter dúvidas.

A presente formação, com carga horária de 8 horas não é obrigatória, não estando especificamente regulamentada, mas deve ser adquirida nos termos da obrigatoriedade legal, Código do Trabalho, de todos os colaboradores das empresas usufruírem de 35 horas anuais de formação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A ação de formação Tacógrafos – Tempos de Condução e Repouso pretende, essencialmente, assegurar a qualificação dos formandos no exercício da atividade e ao longo da sua vida ativa de forma a que estes possam desempenhar a sua atividade com elevados níveis de profissionalismo assegurando o máximo de conforto e segurança durante o transporte.
Em termos globais, esta formação visa melhorar as condições de segurança numa dupla perspetiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.


Nesta ação de formação serão ministrados os seguintes conteúdos:
1. Tempos de condução e repouso;
2. Tacógrafos: regras de utilização.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Atividades desenvolvidas durante a formação e teste de avaliação no final da formação de aquisição de conhecimentos. Os formandos deverão ter uma classificação mínima de 50% em cada um dos testes de cada módulo.
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade,participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando. Uma vez que não existe regulamentação especifica para esta formação que preveja esta questão, tendo em conta a curta carga horária do curso os formandos, para terem aproveitamento, terão que frequentar a totalidade da formação.


Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a.
Em termos legais este certificado de formação não está sujeito a validade.


 

Partilhar