SGS | TS8 Pós Graduação / Especialização Qualidade nas Respostas Sociais

1,980.00

Valor RH

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Descrição

O Terceiro Setor sente a necessidade de acompanhar as tendências do mercado, demonstrando o seu compromisso com a Qualidade e transparência na relação com os seus Stakeholders, dando cumprimento às exigências da qualidade nas respostas sociais exigida pela Segurança Social.
Assim, mais do que uma necessidade, a Qualidade é uma exigência ética no Terceiro Setor e neste sentido, as Organizações do Terceiro Setor devem basear a sua atuação em valores sustentados na Qualidade, através da orientação para o cliente / utente, a participação, o profissionalismo, a gestão global da respetiva missão, a transparência e a responsabilidade social.
Este curso pretende formar técnicos com responsabilidades de Gestão da Qualidade e proporcionar uma formação de reciclagem aos técnicos já familiarizados com o tema, partilhando experiências entre os participantes e equipa formadora.
O curso pretende dar, completar ou aprofundar os conhecimentos desses técnicos nesta matéria, designadamente conhecimentos relacionados com a implementação e auditoria dos requisitos da norma NP EN ISO 9001 e de técnicas complementares de melhoria da Qualidade.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:



MÓDULO 1. MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS RESPOSTAS SOCIAIS – 8 HORAS

Com o objetivo de constituir um referencial normativo que permita avaliar a qualidade dos serviços prestados e consequentemente diferenciar positivamente as Respostas Sociais, o ISS, I.P. desenvolveu Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas
Sociais (MAQRS).

Aspetos gerais e comuns aos referenciais normativos – 8 horas

– Enquadramento.
– Os 3 níveis de certificação e as suas exigências para as instituições.
– Os modelos de avaliação da qualidade.

MÓDULO 2. GESTÃO DE PESSOAS – 24 HORAS

No contexto atual de mudança torna-se fundamental uma eficaz gestão de pessoas, com vista à prossecução dos objetivos que estão traçados para o Terceiro Setor.
– Gestão da mudança
– Liderança e Motivação de Equipas;
– Relacionamento Interpessoal;
– Gestão de Conflitos;
– Recrutamento e Seleção;
– Análise e Descrição de funções;
– Avaliação de Desempenho;
– Diagnóstico das necessidades de formação;
– Avaliação da formação.

MÓDULO 3. IMPLEMENTAÇÃO PRÁTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO9001 NAS RESPOSTAS SOCIAIS – 48 HORAS
– A Gestão da Qualidade nas Instituições;
– Integração dos Modelos de Avaliação da Qualidade – Respostas Sociais – ISS com a ISO 9001;
– Estudo dos requisitos e sua aplicação nas Instituições;
– O processo de certificação.

Seminário – (8 horas)

Apresentação de estudos de caso para diferentes Respostas Sociais.

MÓDULO 4. HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR – 8 HORAS

Conheça as responsabilidades e saiba como atuar ao nível da garantia da higiene e segurança alimentar em Instituições do Terceiro Setor.
– Conceitos de Higiene e Segurança Alimentar;
– Instalações. Controlo de Pragas. Higiene Pessoal. Qualidade da Água. Equipamentos de fabrico;••Receção, armazenamento,manuseamento, conservação e transporte dos alimentos;
– Resíduos/lixos – Limpeza e Desinfeção;
– Identificação e Rastreabilidade.
– Conceito de Autocontrolo;
– O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controlo – HACCP.

MÓDULO 5. GESTÃO DAS INSTALAÇÕES EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR – 16 HORAS

Conheça as obrigações legais em matéria de segurança e organização da emergência, manutenção, ambiente e energia.
– Segurança das Instalações e Planos de Emergência Internos (PEI);
– Higiene das Instalações;
– Acessibilidades;
– Gestão de Resíduos e boas práticas ambientais;
– Manutenção das instalações: gás, eletricidade;
– Eficiência energética e Qualidade do Ar Interior.

MODULO 6. GESTÃO FINANCEIRA E REPORTING NAS RESPOSTAS SOCIAIS – 24 HORAS

Saiba como elaborar os relatórios financeiros, identificar os pontos chave na sua interpretação e como os comunicar.
– Gestão financeira para não financeiros;
– Princípios de Sustentabilidade;
– Comunicação com os Stakeholders: processos de comunicação interna e externa;
– Relatórios de Sustentabilidade.

MODULO 7 . QUALIFICAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO9001 NAS RESPOSTAS SOCIAIS – 40 HORAS

No final da ação de formação, os participantes ficarão aptos a realizar Auditorias Internas da Qualidade ISO 9001 e MAQRS, de acordo com a ISO 19011 e sob os pontos de vista técnicos e comportamentais.
– Introdução – As normas ISO 9001 e ISO 19011; O Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS); Requisitos, responsabilidades e funções dos auditores e dos auditados;
– Vertente técnica – Os requisitos da Norma ISO 9001 na perspetiva do auditor; Complementaridade dos requisitos da Norma ISO 9001 com o MAQRS/ Integração dos requisitos da Norma ISO 9001 com o MAQRS ; As fases de auditoria: Preparação, realização, elaboração do relatório e apresentação de resultados;
– Vertente comportamental – A relação auditor/auditado: A assertividade e o “feedback”; O planeamento e a gestão do tempo; A expressão escrita no relatório de auditoria: objetividade e organização;
– Caso prático – realização de uma auditoria em contexto real de trabalho*.
– Conclusões – Apresentação e discussão do relatório da auditoria; Análise do desempenho técnico e comportamental das equipas auditoras – avaliação.

* preferencialmente auditoria a uma organização com a integração dos 2 modelos.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Testes ou trabalhos presenciais ou não presenciais no final de cada Módulo.



 

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