SGS | Q3 Qualificação de Gestores da Qualidade

880.00

Valor RH

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Descrição

A Qualidade tem-se assumido como uma das variáveis estratégicas de maior importância para o desenvolvimento das organizações. No contexto atual da globalização da economia e do consequente acréscimo da concorrência, tornou-se fundamental para a competitividade e bom funcionamento das organizações a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, que preferencialmente possam ser certificados e reconhecidos internacionalmente.
O desempenho de um Gestor da Qualidade depende de variados fatores; uns que dependem apenas do próprio e outros que dependem da Organização, da respetiva “Cultura da Qualidade”, dos recursos e do comprometimento (em particular) da Gestão de Topo e (em geral) dos restantes membros da Organização para a Qualidade.
Assim, é necessário que os Gestores da Qualidade tenham as competências adequadas de modo a potenciar o seu contributo para a obtenção de Mais-Valia, principal objetivo de qualquer programa de melhoria.
Este curso está desenvolvido assumindo como principal referência para modelo de Gestão da Qualidade a série de normas ISO 9000.

Destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos com vista ao exercício de funções na área da Gestão e/ou Coordenação da Qualidade


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da ação os participantes terão adquiridos os conhecimentos adequados ao exercício da função de Gestor da Qualidade.


Introdução e enquadramento normativo
– Conceitos
– Princípios da Gestão da Qualidade
– A importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade
– As diferentes normas da série ISO 9000 (9000/9001/9004)
– Apresentação detalhada dos requisitos da ISO 9001
– Definição do Modelo do SGQ – Processos e interação
– Gestão de Reclamações
– Integração de Sistemas: Ambiente e Segurança

Técnicas da Qualidade
Ferramentas de levantamento de problemas
– Folhas de verificação e de observação
– Mapas IPO (Input Process Output)
– Histogramas
– Gráficos de controlo

Ferramentas de análise de problemas e melhoria da qualidade
– Mapas de cadeia de valor
– Mapas de fluxo transacional
– Mapas de fluxo físico
– Diagramas de causa-efeito
– Técnicas de Brainstorming
– Priorização da Melhoria

Gestão de equipamentos de monitorização e medição
– A Metrologia
– Documentação aplicável
– Terminologia metrológica
– Sistemas de Unidades
– Gestão do equipamento

A função de “Gestor da Qualidade”
– Requisitos para a função / principais Responsabilidades (típicas)
– Liderança de equipas
– Eficácia da comunicação

Auditorias
– Etapas, objetivos e tipos de auditorias
– A norma ISO19011
– Requisitos, responsabilidades e funções dos auditores e dos auditados



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação sumativa



 

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