Segurança na Condução de Máquinas de Movimentação de Terras

75.00

Transform

Partilhar

Descrição

O número de acidentes que envolvem máquinas de movimentação de terras, pode não ser muito elevado, mas tem frequentemente consequências bastante severas por se tratar de máquinas poderosas. O condutor e a máquina são uma equipa de trabalho a quem se exige eficiência e responsabilidade para garantir a sua segurança e a dos demais trabalhadores envolvidos.
O presente curso, com carga horária de 4 horas, pretende dar resposta à legislação em vigor, considerando que os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados, de acordo com o DL 50/2005 de 25 de Fevereiro.
De acordo com o presente Decreto-lei o empregador deve dar ao trabalhador formação adequada no domínio de segurança, higiene e saúde no trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado.

Assim, os conteúdos da formação contínua a monitorizar pela Transform, centram-se em matérias relacionadas com a prática da atividade de operador de máquinas de movimentação de terras, nomeadamente na ótica das regras de segurança e de condução/circulação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta formação tem como objetivos gerais:
– Identificar os principais tipos e componentes de máquinas de movimentação de terras (MMT).
– Saber como funciona uma MMT, referindo os fatores para um trabalho seguro.
– Identificar as regras de condução, operação e manutenção da MMT.
– Conduzir uma MMT, aplicando as regras de condução/circulação e normas de segurança.


Esta formação está divida da seguinte forma:
1.Legislação aplicável;
2.Diversos Tipos de Equipamentos;
3.Utilização do equipamento;
4.Regras de condução, manutenção e operação das MMT;
5.Medidas de Segurança;
5.Prevenção de acidentes.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Atividades desenvolvidas na formação e teste de avaliação no final da formação onde deverão obter a classificação mínima de 50%.
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade,participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando.Tendo em conta a curta carga horária desta formação, o formando deverá frequentar a sua totalidade. Tendo em conta a curta carga horária desta formação, o formando deverá frequentar a sua totalidade sendo a assiduidade registada nas respetivas folhas de presença.


Após o processo de avaliação, e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a.

Nas ações de formação de Condutores/Manobradores de equipamentos serão emitidos também cartões de habilitação profissional, a todos os formandos que tenham atingido os objetivos propostos.


 

Partilhar