Segurança de Trabalhos em Altura e Equipamentos de Elevação

100.00

Transform

Partilhar

Descrição

As quedas em altura constituem uma das causas mais comuns de lesões e mortes no decorrer de trabalhos de construção e/ou reparação. Neste sentido,devemos ter consciência dos riscos que ocorrem nos trabalhos em altura e como podemos prevenir acidentes.
A regulamentação vigente refere a obrigatoriedade das entidades empregadoras prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho, formação e informação adequada sobre segurança e normas de utilização dos equipamentos de trabalhos em altura disponíveis


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Capacitar os formandos sobre a aplicação, méritos e limitações de diferentes tecnologias para a realização de trabalhos em altura e capacitar para os requisitos de segurança e normas de atuação segura na execução de trabalhos em altura.
Pretende-se que, no final do curso de formação, os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na realização de trabalhos em altura, bem como a seleção de medidas de protecção e prevenção de acidentes.


Esta formação está divida da seguinte forma:
1. Conceitos Base e Legislação
2. Deveres do Empregador e do Trabalhador
3. Riscos Associados ao Trabalho em Altura e Acidentes
4. Regras e Práticas de Segurança
5. Proteção – Equipamentos e Dispositivos



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Atividades desenvolvidas durante as sessões de formação, teste de avaliação no final de cada módulo e do teste final de aquisição de conhecimentos. Os formandos deverão ter uma classificação mínima de 50% em cada um dos testes de cada módulo.
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade,participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando. A referida assiduidade será registada nas respectivas folhas de presença.


Após o processo de avaliação e uma vez concluída a formação com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO),coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência de acordo com o previsto na Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a.


 

Partilhar