Saúde e bem-estar na UTAD

Utad

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Descrição


Localidade
Vila Real




Data Início
10/03/2022




Data Fim
20/04/2022




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Localidade
Vila Real




Data Início
20/03/2023




Data Fim
21/04/2023




Cronograma




Observações




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se com o desenvolvimento do curso Saúde e bem-estar na UTAD:
i) Capacitar o “Grupo Semente da UTAD” constituído por estudantes e trabalhadores para iniciar a implementação do modelo PEER-IESS, facilitando a sua adequação e eficiência
ii) Realizar a intervenção de rua Antes que te Queimes para prevenção e redução de danos nas festas académicas, em especial na Queima das Fitas


1. UTAD, UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SALUTOGÉNICA
– MODELO PEER-IESS
– PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA UTAD
2. INTERVENÇÕES EM CONTEXTOS RECREATIVOS
– AVALIAÇÃO DA CULTURA, VULNERABILIDADE E RISCO EM CONTEXTOS RECREATIVOS
– APP ANTES QUE TE QUEIMES
3. O CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
– O QUE SE SABE SOBRE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS (ATOD)
– CONSUMO EM CONTEXTO RECREATIVO
4. VULNERABILIDADE E RISCO EM CONTEXTOS RECREATIVOS
– PREVENIR INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA GRAVE
– PREVENIR A VIOLÊNCIA SEXUAL
5. EQUIPAS DE RUA ANTES QUE TE QUEIMES
– EDUCAÇÃO PELOS PARES
– DINÂMICAS DE GRUPO NAS EQUIPAS DE RUA: APP ANTES QUE TE QUEIMES VILA REAL
– SEGURANÇA E QUALIDADE: TREINO DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E EFICAZ
6. PRIMEIROS SOCORROS EM ESPAÇOS RECREATIVOS(PROTOCOLOS)
– ATUAÇÃO EM ESPAÇOS RECREATIVOS
– ATUAÇÃO EM CASO DE CATÁSTROFE
7. INTERVENÇÕES DE RUA
– ACONSELHAMENTO PAR-A-PAR
– EQUIPAS DE PRIMEIROS SOCORROS E EMERGÊNCIAS COLETIVAS
8. AVALIAÇÃO
– COMPETÊNCIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (COMPHP) E COMPETÊNCIA CULTURAL
– INTERVENÇÃO DE RUA E DEBRIEFING
– PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA: SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA UTAD.



6 – Formação em B-learning (turma)


O curso integra sessões de ensino a distância e sessões presenciais, de frequência obrigatória, a fim de que os formandos desenvolvam competências de compreensão e de resolução de problemas, bem como a capacidade para integrar conhecimentos na intervenção comunitária em contexto recreativo. O formando pode faltar a 20% do total de horas de contacto.
As metodologias de ensino terão por base não só os objetivos do curso, mas também as experiências vivenciadas e o respeito pela individualidade de cada formando. Deste modo, serão privilegiadas as metodologias ativas, dinâmicas e participativas. O uso das metodologias ativas permite o desenvolvimento de “soft skills”, promovem a capacidade de trabalhar em equipa e autonomia.

A avaliação do curso é contínua e será coordenada pelo professor responsável. No final do curso serão avaliadas a aquisição de competências de promoção da saúde (CompHP) e competência cultural. Será ainda realizada uma avaliação participativa do curso, com debriefing, dando enfoque à sustentabilidade dos projetos de intervenção em saúde e bem-estar, na UTAD.



 

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