Requisitos e benefícios da ISO 45005: 2020:Gestão de saúde e segurança ocupacional – Diretrizes gerais para trabalho seguro durante a pandemia de COVI

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Descrição

Em plena Pandemia COVID-19, devido às restrições e regras instituídas, muitas empresas tiveram de se adaptar e transitar para um “novo normal”, de forma salvaguardar e proteger a segurança e saúde dos seus trabalhadores. Muitos têm sido os desafios associados a todas estas mudanças, em retomar ou manter a actividade garantindo a segurança de todos, pela adopção de medidas que diminuíam a transmissão do vírus.
A necessidade imediata de orientações e informação levou a Organização Internacional de Normalização (ISO) a desenvolver, em tempo recorde (3 meses), uma nova especificação na série 45000 para a saúde e segurança no trabalho durante a Pandemia – a ISO 45005 (ISO/PAS 45005 – Occupational health and safety management – General guidelines for safe working during the COVID-19 pandemic).
Esta nova norma pretende apoiar as empresas a se adaptarem rapidamente, de forma a cumprirem as medidas definidas pelas entidades reguladoras, fornecendo orientações e melhores práticas de trabalho e outras medidas que permitam garantir a proteção de todos os trabalhadores e outras partes interessadas seguros.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final desta formação o formando será capaz de implementar os principais requisitos da ISO 45005: 2020: Gestão de saúde e segurança ocupacional – Diretrizes gerais para trabalho seguro durante a pandemia de COVID-19.


1. Planear e avaliar os riscos:
– Contexto da organização
– Instalações de trabalho – empresa, teletrabalho ou outras
– Papel da liderança e envolvimento dos trabalhadores
– Recursos necessários
2. Definição de papeis e responsabilidades:
– Atividades, preparação da resposta à emergência
– Planeamento para adaptação às restrições que são instituídas ao longo do tempo
– Formação, validação e aprendizagem
3. Gestão de casos suspeitos e / ou confirmados por COVID-19:
– Formas de atuar nos diferentes locais de trabalho
– Teste, rastreio de contatos e quarentena
4. Criação de ambientes de trabalho seguro e saudáveis – medidas a implementar para evitar / controlar contágio por COVID-19:
– Higiene; Uso de equipamentos de proteção individual; Definição de áreas de movimentação nos diferentes ambientes, Entrada e saída dos locais de trabalho; Relação com elementos exteriores – fornecedores, clientes e outras partes interessadas
5. Definição de medidas de controlo e gestão:
– Fatores psicossociais e de bem-estar
– Inclusividade
– Plano de comunicação ativa
– Monitorização e avaliação do cumprimentos das medidas



5 – Formação a distância (outros)


– Quiz Final



 

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