Qualidade do ar ambiente, políticas públicas e cidadania

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Descrição


Localidade




Data Início
12/11/2021




Data Fim
03/12/2021




Cronograma




Observações




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Localidade




Data Início
15/01/2022




Data Fim
05/02/2022




Cronograma




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A Oficina de Formação tem como objectivo principal dotar os professores com conhecimentos avançados a nível teórico e prático sobre as diferentes temáticas dos módulos. No processo de ensino-aprendizagem irão utilizar-se, modelos físicos e matemáticos, bem como dados medidos ou estimados, provenientes das redes oficiais nacionais e europeias, além da exploração de boas práticas na gestão da qualidade do ar nas cidades e modelos de participação e de formulação de políticas públicas a nível local. Será dada especial relevância à discussão de soluções locais concretizáveis a curto e médio prazo, bem como a exploração e utilização de instrumentos de participação. Com esta ação de formação os professores terão ainda acesso a diversos recursos didácticos e bibliografia, que serão fornecidos em formato digital, e que poderão utilizar nas suas aulas. Presentemente todas as escolas da rede MAPeAR possuem analisadores de PM2,5 e PM10, pelo que a Ação inclui também a prática de campo no uso destas tecnologias. Será utilizado também um manual da Oficina, que integra fichas didácticas para a exploração de conceitos, conteúdos e experiências práticas.


Módulos Presenciais [25 horas]

Módulo 1. Introdução. Comunicação e disseminação do projeto rede MAPeAR [1h]
1.1. Organizações participantes na Ação de Formação e apresentação dos formadores
1.2. A rede MAPEAR: enquadramento histórico, objetivos, atividades e cronograma
1.3. Apresentação do programa e conteúdos da Oficina de Formação e avaliação
1.4. Distribuição de tarefas e acompanhamento das atividades aos docentes para a realização dos relatórios, das fichas de trabalho e dos artigos.
1.5. Disseminação do MAPeAR nas comunidades e comunicação social.

Módulo 2. Qualidade do ar ambiente [10h]

2.1. Atmosfera e poluição atmosférica
2.1.2. Composição da atmosfera
2.1.3. Definição de poluição do ar
2.1.4. Escalas do problema da poluição do ar
2.1.5. Ciclo de vida dos poluentes atmosféricos
2.1.6. Tipos de fontes de emissões gasosas
2.1.7. Prevenção e controlo da poluição atmosférica
2.1.8. Processos de remoção atmosférica

2.2. Qualidade do ar ambiente
2.2.1. Conceito de qualidade do ar
2.2.2. Importância da determinação dos níveis de poluentes no ar ambiente
2.2.3. Poluentes na troposfera e principais interações; efeitos da pandemia na qualidade do ar
2.2.4. Legislação comunitária e nacional sobre a qualidade do ar ambiente
2.2.5. Monitorização da concentração dos poluentes no ar ambiente
2.2.6. Gestão da qualidade do ar ambiente em Portugal: rede regulamentar; poluentes medidos, fontes e ciclos de poluição
2.2.7. QualAr – Base de dados online da qualidade do ar nacional
2.2.8. Tratamento de dados e representação gráfica
2.2.9. Mecanismos de informação ao público
2.2.10. Dispersão de poluentes
2.2.11. Previsão da qualidade do ar
2.2.12. Alterações climáticas e desafios futuros

Módulo 3. Democracia participativa e políticas públicas locais [12h]
3.1. Processos e instrumentos de democracia participativa pública em Portugal
3.2. Influência na formulação de políticas públicas em ambiente nas comunidades e órgãos do poder local e regional
3.3. Modelos de políticas públicas participativas a partir de boas práticas ambientais
3.4. Comunicação e participação nas comunidades, órgãos do poder local e regional e consultas públicas

Módulo 4. Impactes da poluição atmosférica na saúde pública e humana [2h]
4.1 Exposição e impactes da poluição do ar ambiente na saúde
4.2 Proteção da saúde pública e humana

Módulos Autónomos [25 horas]
Aplicação das aprendizagens teórico-práticas e respectivos recursos, equipamentos e tecnologias, trabalhadas ao longo dos módulos presenciais, em contexto sala de aula e “fora de portas”. Nas sessões autónomas os formandos irão desenvolver uma campanha de monitorização fixa e móvel de partículas na cidade onde a escola se insere, produzir um artigo de divulgação e apresentar uma proposta de ficha didáctica sobre a temática da qualidade do ar e políticas públicas participativas. Os docentes nas aulas irão explorar também o manual da Oficina para a aplicação de conceitos, conteúdos teóricos e experiências práticas que foram desenvolvidas nas sessões presenciais.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Assiduidade: obrigatória a presença a 2/3 das horas dos módulos presenciais (correspondente a 17 horas), de acordo com o Regime Jurídico da Formação Contínua. Caso o número de faltas injustificadas ultrapasse o limite de 8 horas, o formando fica excluído da avaliação e da respectiva certificação.
A avaliação dos formandos será da seguinte forma:
– Participação [30%]: motivação, participação e desempenho dos formandos na realização das actividades propostas em ambas as sessões como resultado da avaliação contínua.
– Relatório individual final [70%]: portefólio do trabalho autónomo realizado na Acção, o qual inclui uma ficha didáctica, artigo de divulgação, relatório da campanha de monitorização e uma reflexão do impacto do MAPeAR no desenvolvimento profissional docente.
No final da acção será atribuída uma classificação quantitativa numa escala de 1 a 10 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando a atribuição de créditos da formação. A entrega do relatório individual constitui um requisito obrigatório, caso contrário encontra-se excluído da avaliação e da respectiva certificação.



 

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