Promoção da Leitura e Escrita em Creche e Pré-escolar

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Descrição

Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, entre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contacto com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer para que as crianças se interessem pelos livros? Pequenas ações podem fazer a diferença.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso visa proporcionar a todos os educadores, pais ou profissionais, aquisição de competências para uma intervenção de qualidade e desenvolvimento da literacia junto dos seus educandos.


Módulo I – O Livro antes da Alfabetização
Enquadramento teórico – A importância do Livro e da leitura na infância
Promoção e contacto com diversos registos
Etapas do desenvolvimento da escrita na criança
O desenho como forma de escrita
Como é que a criança lê?

Módulo II – Estratégias para a Promoção da Leitura e Escrita
Desenvolvimento de competências/conhecimentos para a promoção da leitura e escrita antes da alfabetização
Conhecer e debater estratégias para a promoção da leitura
A atitude do educador
Como ler histórias?

Módulo III – O Livro Infantil
Reconhecer livros para a creche e pré-escolar (I e II Infância) – As diferenças
Criar espírito crítico quanto às ilustrações
Saber reconhecer os estereótipos
Criar espírito crítico quanto ao texto e grafismo
Saber escolher livros infantis

Módulo IV – Dinamização de Bibliotecas
Aprender a dinamizar uma biblioteca
O espaço
O tempo
Os livros
Os jogos
A atitude do educador
Ideias de projetos
Ideias de trabalho com as famílias
Bibliografia infantil



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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