Projetos Educativos: Planificação, Gestão e Avaliação

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Descrição

“No plano das políticas educativas, a definição de “Projeto Educativo” remete para a explicitação da orientação educativa, as metas e as estratégias do estabelecimento escolar por três anos, distinguindo-se de outros documentos importantes […]. No âmbito da autonomia das escolas e das suas novas competências, este documento assume particular importância igualmente no plano da análise organizacional e enquanto instrumento de gestão, servindo dois propósitos: o da construção de uma identidade coletiva e o da planificação da ação escolar.
Assim, assume-se como um instrumento organizacional construído coletivamente, levando à identificação de consensos entre os diversos grupos envolvidos e de orientação segundo objetivos e metas comuns.” in Projetos Educativos, 2012


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O presente curso pretende dotar os formandos de competências no âmbito da concetualização e conceção de projetos de intervenção socioeducativa, para que estes adotem uma atitude crítica e criativa na construção dos seus projetos, tendo sempre em consideração as necessidades dos seus grupos-alvo.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição dos Conceitos Projeto, Plano e Programa
Razões e Sentidos dos Projetos
Os Projetos e a Fundamentação da Ação: tipos e características do projeto
O Projeto enquanto Meio Organizador de Ações/Intervenções

Módulo II – Gestão Estratégica das Organizações Educativas
Identidade: Missão, Visão e Valores
Variáveis do Ambiente Organizacional: análise SWOT
Instrumentos de Gestão e de Autonomia
A Metodologia de Trabalho de Projeto

Módulo III – Conceção de Projetos Educativos
Conteúdos de um Projeto Educativo
Processo de Elaboração do Projeto Educativo

Módulo IV – Monitorização e Avaliação de Projetos Educativos
Objetivos da Avaliação
Momentos e Tipos de Avaliação
Critérios a considerar na Avaliação
Planificação e Implementação da Avaliação do Projeto Educativo



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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