Português B1.1.

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Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Os objetivos elencados a seguir estão em consonância com as finalidades do QuaREPE e assentam num pressuposto basilar: desenvolver nos alunos competências gerais e específicas (de acordo com contextos pragmáticos particulares) em Língua Portuguesa. Acresce dizer que este curso visa especificamente aprendentes hispanofalantes.
Consideremos alguns objetivos pressupostos para o nível B.1.1.:
“[O aluno] é capaz de produzir textos sobre vários assuntos do seu interesse em vários domínios de comunicação, designadamente os relacionados com as suas áreas curriculares, com apresentação de pormenores e pontos de vista.”
“[O aluno] é capaz de comunicar com um bom controlo gramatical, embora possam ocorrer lapsos ou alguns erros não sistemáticos ou na estrutura da frase que podem ser facilmente corrigidos pelo próprio.”
(Quadro Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro 2011: 22)


Conteúdos preliminares (de revisão)
– Saudar alguém
– Trocar informações pessoais
– Aconselhar / Dar sugestões
– Caraterizar, física e psicologicamente, uma pessoa e descrever objetos / situações
– Pedir / Dar uma informação
– Falar de objetivos e manifestar preferências / opiniões
– Aceitar / Recusar um convite
– Localizar-se no tempo e no espaço e falar sobre o futuro
– Dar uma ordem / Fazer um pedido
– Narrar um facto / um acontecimento
– Manusear conteúdos lexicais basilares (expressões de tempo, família, cores, vestuário, alimentação, profissões, partes da casa, tempos livres, vida pública e social)
– Manusear conteúdos fonéticos / fonológicos (vogais / consoantes / sílabas / acentuação)
Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa
– Competências pessoais e profissionais;
– Cursos de línguas;
– Estereótipos / estilos de vida / iconografia;
– Mundo académico;
– Mercado de trabalho;
– Gíria de estudante;
– Festas e tradições / expressões idiomáticas / provérbios;
– Imigração / Emigração;
– Empréstimos linguísticos;
– Correspondência empresarial;
– Comunicação telefónica;
– Família / relações pessoais;
– Imprensa;
– Atualidade;
– Geografia;
– Sociedade;
– Economia;
– Meios de comunicação;
– Variedades do Português: a especificidade do Português de Angola e do Português do Brasil;
– Desporto e respetiva gíria;
– Património;
– Tradições / Música (Géneros musicais) / Dança / Festivais;
– Religião;
– Gastronomia;
– Personalidades.

Funcionamento da Língua (competência linguística)
MORFOLOGIA / CLASSES DE PALAVRAS
– Nome: subclasses; flexão em género e em número.
– Adjetivo: flexão em género e em número, graus dos adjetivos, a posição do adjetivo na frase (segundo o padrão SVO).
– Verbo e Complexos Verbais: classificação dos verbos e sua flexão; modos, tempos simples e compostos, regras de formação, de conjugação e de uso.
– Conjunções e Locuções.
– Determinantes e pronomes: artigos (definidos e indefinidos) / demonstrativos / possessivos / pronomes pessoais / pronomes demonstrativos / pronomes possessivos / pronomes interrogativos / pronomes relativos.
– Preposições;
– Advérbios.

SINTAXE
– A frase simples
– frase declarativa, interrogativa, imperativa, exclamativa
– frase afirmativa e negativa;
– A frase complexa (orações coordenadas e subordinadas);

PRAGMÁTICA / ANÁLISE DO DISCURSO
– Enunciados e contextos de enunciação;
– Discurso Direto / Discurso Indireto / Indireto Livre.

LINGUÍSTICA TEXTUAL

A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contacto oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B1.2. A saber:

– textos de Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios, entre outros);
– textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada);
– letras de canções (eruditas ou populares);
– textos de Imprensa / textos de opinião;
– textos publicitários e turísticos;
– textos administrativos / utilitários.




Só o aluno com frequência igual ou superior a 75% e nota positiva terá direito a um certificado.


Certificados de avaliação


 

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