Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

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Descrição

É um facto incontestável que há um número crescente de crianças e jovens diagnosticados com PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção), uma perturbação que interfere seriamente nas suas vidas, quer a nível social, quer, principalmente, a nível escolar.
Pais e professores/educadores vêem-se obrigados a conviver com esta realidade, não tendo, na maior parte das vezes, conhecimento suficiente das características e dos comportamentos associados a esta perturbação e desconhecendo, por completo, “how to copy with it” (como lidar com).
Há muitos anos atrás crianças (e jovens), que na escola apresentavam dificuldades de aprendizagem, eram conotadas com um baixo QI; outras, com dificuldades de concentração eram, apenas, crianças distraídas e desinteressadas; outras ainda, imaturas e com dificuldades de integração social, eram conotadas com mau feitio ou falta de educação.
Neste momento, porém, estudos e dados científicos revelam-nos que o problema é bem diferente: estas crianças e jovens são hiperativos e os seus comportamentos (dificuldade de concentração, dificuldade de posicionamento correto e/ou calmo num determinado ambiente e dificuldade em controlar atitudes e discurso, revelando falta de maturidade) estão, efetivamente, correlacionados com a PHDA.
A pertinência e sentido de oportunidade deste curso é, tão-somente, transmitir a pais, professores/educadores e outros técnicos conhecimentos importantes e decisivos sobre a PHDA, conhecimentos esses, que lhes darão competências para “trabalhar” mais e melhor com crianças e jovens portadoras desta perturbação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dar aos formandos competências para identificar crianças e jovens com características e comportamentos associados à PHDA e, assim, diagnosticar o mais precocemente possível a perturbação e técnicas terapêuticas para intervir em cada caso específico.


Módulo I – Enquadramento Teórico da PHDA
Perspetiva Histórica
Definição
Prevalência
Etiologia
Dimensões essenciais
Problemas associados
Subtipos da PHDA

Módulo II – Avaliação Diagnóstica da PHDA
Critérios de Diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Avaliação Clínica

Módulo III – Intervenção Terapêutica na PHDA
Intervenção em contexto escolar
Intervenção em contexto familiar
Intervenção Farmacológica
Intervenção Psicoterapêutica

Módulo IV – Estudo de casos práticos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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