Descrição
O Dec. Lei 50/2005 relativo às prescrições mínimas de segurança e de saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho refere: “… os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados…”
O Código do Trabalho, Lei 7/2009, no seu artº 127º refere que o empregador deve: “…Contribuir para a elevação da produtividade e empregabilidade do trabalhador, nomeadamente proporcionando-lhe formação profissional adequada a desenvolver a sua qualificação…”.
O Código do Trabalho, Lei 7/2009, no seu artº 133.º refere que o conteúdo da formação contínua é determinada por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, caso em que deve coincidir ou ser afim com a atividade prestada pelo trabalhador.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Com o curso Manobrador de Máquinas de Movimentação de Terras, pretende-se aperfeiçoar os conhecimentos que permitam, aos formandos, manobrar as máquinas de forma segura, garantindo o cumprimento das regras de segurança aplicáveis ao manobramento destas máquinas, prevenindo acidentes e danos.
1- Obrigações legais na Utilização de Máquinas e Equipamentos
Legislação – requisitos legais aplicáveis aos equipamentos de trabalho – DL 50/2005;
Legislação que regula o uso de máquinas. As obrigações do Operador e da Entidade Empregadora;
Princípios gerais de segurança;
Noções de Prevenção, Higiene e Segurança no local de trabalho. O uso de EPI’s
Identificação de riscos na utilização de equipamentos e prevenção de acidentes;
2- Boas Práticas na Utilização de Escavadora Giratória, Retroescavadora e Pá Carregadora
Conhecimentos gerais: Solos e Topografia; Tipologia das obras;
Características dos Equipamentos: Componentes e princípios de funcionamento;
Técnicas de Movimentação de Cargas
Operações de Manutenção
Higiene e Segurança na Condução
1 – Formação presencial/em sala (turma)
O Curso não prevê nenhum processo de avaliação
Uma vez concluída a formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de