O Divórcio: o impacto sobre as crianças

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Descrição

O divórcio é definido como a suspensão da convivência conjugal com causas bem definidas que conduzem à rutura do casal (Caramelo, 2008), constituindo uma transição continuada nas vidas tanto dos pais como dos filhos. Contudo, para estes últimos, esta situação poderá tornar-se bastante difícil devido às capacidades a nível parental dos seus pais estarem reduzidas em muitas dimensões (Ramires, 2004; Hack & Ramires, 2010).
A capacidade das crianças e adolescentes para lidarem com a separação dos pais, irá depender da relação estabelecida entre os pais e da competência dos mesmos para distinguir a função conjugal da função parental (Féres – Carneiro, 1998).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos sobre a problemática da separação/divórcio dos pais na fase da infância e adolescência, fornecendo-lhes estratégias de intervenção com crianças e adolescentes que enfrentam o processo de divórcio dos pais.


Módulo I – Enquadramento Teórico da Infância e Adolescência
Infância
Estádios de desenvolvimento infantil
Adolescência e as principais alterações nesta fase do ciclo vital

Módulo II – A Família
A Família como sistema
Estrutura familiar
Parentalidade

Módulo III – O Divórcio
Definição de Divórcio
Etapas do Processo de Divórcio
Lei do Divórcio

Módulo IV – Responsabilidades Parentais
As Responsabilidades Parentais
A Lei e Suas Conceptualizações
Papel dos Pais
A Psicologia e as Responsabilidades Parentais

Módulo V – Síndrome de Alienação Parental
Definição de Síndrome de Alienação Parental
Relação entre o Divórcio e a Síndrome de Alienação Parental

Módulo VI – Impacto do Divórcio
Impacto do Divórcio nas Crianças e Adolescentes
Impacto do Divórcio nos Pais

Módulo VII – Estratégias de Intervenção Com Crianças e Adolescentes no Processo de Divórcio



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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