Norma ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental

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Descrição

No dia 15 de Setembro de 2015 foi publicada a terceira edição da norma ISO 14001, que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental. Depois de uma revisão ocorrida em 2004, cujos objetivos foram a clarificação do texto e a harmonização com a norma de gestão da qualidade ISO 9001, sem adição de novos requisitos, esta é a primeira revisão verdadeiramente significativa desde a publicação da primeira edição, em 1996.
Decorridos quase 20 anos, a gestão ambiental das Organizações evoluiu: as questões ambientais têm uma importância cada vez mais estratégica, as Organizações sentem um escrutínio crescente por parte das PI, e é cada vez mais importante que a gestão de topo dê sinais claros de que as questões ambientais são encaradas como uma questão central, e não acessória, quer no dia-a-dia das Organizações, quer nas suas orientações estratégicas e de negócio. Tudo isto foram desafios à revisão da norma de 1996, que teria de sofrer modificações de fundo para se manter relevante e com requisitos estáveis por mais 10 anos, sem perder a essência do que é o objetivo da gestão ambiental: melhorar continuamente o desempenho ambiental das atividades, produtos e serviços das Organizações.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e manutenção de Sistemas de Gestão Ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015.


Módulo I – Introdução à ISO 14001:2015
O Processo de Revisão
A Família 14000
Principais Novidades da ISO 14001:2015
Estrutura de Alto Nível, Termos e Texto Comuns para Normas de Sistemas de Gestão da ISO

Módulo II – Principais Alterações à Norma
Contexto da Organização
Liderança e Compromisso
Planeamento
Suporte
Controlo Operacional

Módulo III – Melhoria Contínua
Avaliação do Desempenho
Melhoria

Módulo IV – Análise do Risco Aplicada aos Sistemas de Gestão das Organizações
O Pensamento Baseado no Risco
Identificação dos Riscos nos Processos e Atividades mais Relevantes para a Organização
Métodos de Análise do Risco



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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