Musicoterapia na Terceira Idade

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Descrição

O termo “envelhecimento ativo” é um das metas da Organização Mundial de Saúde, com objetivo de proporcionar à população idosa um envelhecimento mais digno, com oportunidades, assistência à saúde e segurança, tornando essa etapa da vida uma experiência com mais realizações e bem-estar.
A musicoterapia sendo uma terapia autoexpressiva, com forte atuação nas funções cognitivas, contribui diretamente para o envelhecimento ativo, pois proporciona aos idosos um contacto com o poder criativo, com as suas potencialidades, memórias e histórias de vida, fortalecendo a sua identidade e autoestima.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final do curso, os formandos deverão identificar as vantagens da musicoterapia na terceira idade.


Módulo I – Conceito de Musicoterapia
Conceito Histórico de Musicoterapia
Conceito de Música
Conceito de Musicoterapia
Contextos a ser Aplicada a Musicoterapia

Módulo II – Musicoterapia com os Idosos
Musicoterapia com Idosos
Problemáticas associadas à Terceira Idade
Problemáticas associadas à Institucionalização
Benefícios da Musicoterapia na População Idosa
A Pertinência do Contacto Intergeracional
Modelos de Intervenção
Técnicas Musicoterapêuticas
O Papel das Dinâmicas de Grupo

Módulo III – Musicoterapia na Doença
Musicoterapia no Processo de Reabilitação de Idosos
Patologias Mais Comuns nos Idosos
. Síndrome Demencial
. Doença de Alzheimer
. Doença de Parkinson
. Acidente Vascular Cerebral (AVC)
. Depressão
. Hipertensão Arterial
. Tratamento da Dor Crónica
Musicoterapia Preventivo-Social no Atendimento às Pessoas Idosas

Módulo IV – Musicoterapia e Psicodrama
O que é o Psicodrama?
Psicodrama e Musicoterapia
Musicoterapia e Psicodrama
Psicodrama no Processo de Envelhecimento



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.

Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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