Moodle para Professores e Educadores

90.00

Webstudy

REF: 15265 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Nos últimos tempos, a educação a distância tem crescido exponencialmente, num contexto de constante inovação tecnológica. Neste sentido, é necessário que os professores/educadores acompanhem esta tendência e sejam capazes de integrar, de forma efetiva, novas ferramentas de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
Neste curso pretende-se que os professores/educadores aprendam a utilizar, gerir e desenvolver atividades na Plataforma LMS Moodle, de forma a desenvolver as competências, aptidões e competências exigidas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, de forma a cumprir a orientação, gestão e avaliação das atividades e oportunidades de aprendizagem e do desempenho escolar dos seus alunos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende-se com este curso habilitar professores/educadores para a utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem.


Módulo I – Introdução à Plataforma Moodle
O que é o Moodle?
Aceder à Disciplina
Elementos da Página da Disciplina
Editar o Perfil de Utilizador
Configurar a Disciplina

Módulo II – Recursos Moodle
Disponibilizar um Ficheiro
Disponibilizar uma Pasta de Ficheiro
Criar um Livro
Inserir um Separador
Exibir uma Página Web ou URL
Utilizar o Editor de Texto

Módulo III – Atividades Moodle
Atividades de Comunicação
. Criar Atividades
. Criar um Fórum
Atividades de Trabalho Colaborativo
. Criar um Glossário
. Criar um Wiki
. Criar uma Base de Dados
. Criar um Workshop
Atividades de Avaliação/Recolha de Informação
. Criar um Trabalho
. Criar uma Sondagem
. Criar um Teste
. Criar uma Lição
. Criar um Inquérito

Módulo IV – Avaliação no Moodle
Configurar Pauta da Disciplina
Utilizar as Competências
Criar e Atribuir Medalhas

Módulo V – Administrar Disciplina
Gerir Inscrições na Disciplina
Realizar e Restaurar Cópias de Segurança
Importar Recursos e Atividades de uma Disciplina
Recuperar Conteúdos Apagados na Disciplina

Módulo VI – Trabalho de Implementação Pedagógica
Criação de uma disciplina/curso na Plataforma Moodle



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar