Módulo 2 – Formação Específica para a Orientação Produtiva da Exploração

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Descrição

O curso – módulo 2 – Formação Especifica para a Orientação Produtiva da Exploração, tipologia Formação especializada para jovens agricultores. Formação obrigatória de acordo com o Anexo 1 da Portaria nº 357-A/2008, com alterações introduzidas pela Portaria n.º 184/2011 de 5 de Maio


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta ação tem como objectivo capacitar os formandos com competências para o desempenho da actividade agrícola, nomeadamente ao nível da produção frutícola, adequada às características de cada espécie, tendo em conta as espécies de maior interesse regional e adaptando uma visão sistémica dos problemas bioecológicos




1 – Formação presencial/em sala (turma)


Diagnóstica:
No início da ação é realizada uma avaliação diagnóstica que, não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos que os formandos possuem no momento de entrada na ação, bem como a maximização da aquisição de conhecimentos e competências pela adequação e conhecimento do perfil do formando.
Formativa:
Promovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador-tutor no sentido de atender a percursos individuais e de grupo. A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formando, quer em suporte escrito, quer em suporte oral/presencial de acordo com o plano individual de formação prática em contexto de trabalho.
Sumativa:
A avaliação sumativa realiza-se no final do módulo de formação.
A metodologia de avaliação prevê, para além, da avaliação dos conhecimentos científicos e competências técnicas, a avaliação de competências transversais, de âmbito comportamental, bem como o exercício de auto avaliação do formando que terá sempre a oportunidade de refletir e tomar consciência do seu percurso de aprendizagem.
Para o módulo de formação a avaliar será concebido/a:
• Enunciado da Avaliação de Competências;
• Corrigenda da Avaliação de Competências;
• Grelha de Correção da Avaliação de Competências;
• Avaliação de Competências Transversais;
• Autoavaliação das Competências do Formando;
• Registo da Avaliação do Formando por Objetivos de Aprendizagem.
• Autoavaliação das Competências do Formando;
• Registo da Avaliação do Formando por Objetivos de Aprendizagem.
Avaliação sumativa será expressa, com aproveitamento ou sem aproveitamento, de acordo com os resultados obtidos pelo formando, relativamente à aquisição dos objetivos específicos previstos para cada ação/módulo, sendo que para a obtenção de aproveitamento, o formando, deverá atingir, no mínimo, 50% , numa escala de 0 a 100%.



 

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