Modelo Andragógico – Ensino e Aprendizagem de Adultos

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Descrição

Este curso surge da necessidade de se desenvolver e promover uma metodologia inovadora e adequada às especificidades dos adultos na aprendizagem.
O modelo andragógico é um modelo facilitador da aprendizagem de adultos baseado nos princípios da Andragogia e tem sido cada vez mais procurado, reconhecido e utilizado em diversos contextos de educação e formação de adultos.
Face aos crescentes desafios e à valorização desta área, esta abordagem contribui para o desenvolvimento de atividades educativas e formativas com o objetivo de tornar a experiência de aprendizagem significativa e transformadora.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Reconhecer a importância e a necessidade da Andragogia para a aprendizagem de adultos.
• Promover estratégias facilitadoras para uma aprendizagem de adultos significativa. – Aplicar a abordagem Andragógica em contextos de desenvolvimento, educação e formação de adultos.


Módulo I – Andragogia e Educação de Adultos
Conceitos
Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV)
Perspetivas de Andragogos
Diferenças entre Pedagogia e Andragogia
Teoria de Malcolm Knowles
Aplicação e fundamentos da Andragogia na Educação de Adultos

Módulo II – Características dos Adultos na Aprendizagem
Como aprendem os adultos?
Etapas do Processo de Aprendizagem
Principais Facilitadores e Barreiras para a Aprendizagem
Andragogia e Aprendizagem experiencial e autodirigida

Módulo III – Princípios da Andragogia para a Aprendizagem de Adultos
Necessidade
Autonomia
Experiência
Disponibilidade
Orientação
Motivação

Módulo IV – Dimensões Andragógicas
Princípios Fundamentais da Aprendizagem de Adultos
Objetivos e Propósitos para a Aprendizagem
Diferenças Individuais e Situacionais dos Adultos

Módulo V – Modelo Pedagógico VS Modelo Andragógico
Características e diferenças dos Modelos
Conteúdo vs. Processo
Particularidades do Modelo Andragógico
Ciclo Andragógico

Módulo VI – Papel do Andragogo: Facilitador
Função de Andragogo
Facilitação do Processo de Aprendizagem
Características e o Perfil do Facilitador

Módulo VII – Estratégias Andragógicas
Ambiente de Aprendizagem Andragógico
Relação Andragógica
Método Ativo na Andragogia
Técnicas Experienciais na Andragogia
Contextos de Adaptação da Andragogia



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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