Mobbing

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Descrição

O Assédio Moral no Trabalho é definido como “qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, pela sua repetição ou pela sai sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho” (Hirigoyen, 2002, pp. 14-15).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos para a identificação de sinais de assédio moral no trabalho, bem como os tipos de assédio que podem ser exercidos, questões legais relacionadas com esta problemática, consequências do assédio no local de trabalho e estratégias de prevenção do assédio moral no trabalho.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Diferentes denominações do fenómeno
– “Mobbing”
– “Bullying”
– “Assédio Psicológico”
– “Vessaziane”
– “Harassment”
– “Ijime”
– “Assédio Moral no Trabalho”
Elementos essenciais para classificação de uma situação como assédio
Causas de “Mobbing” – Métodos de assédio moral no local de trabalho

Módulo II – Modalidades de Assédio Moral

Da qualidade de sujeito ativo
Assédio moral descendente
Assédio moral horizontal
Assédio moral vertical ascendente
Assédio moral misto ou transversal

Da motivação da conduta
Assédio moral emocional
Assédio moral estratégico
Assédio moral institucional
“Whistleblowing”
Síndrome de Estocolmo laboral
Assédio moral discriminatório

Módulo III – Os Atores do “Mobbing”
Vítimas (quem pode ser vítima de assédio)
Agressores (quem pode praticar assédio)
Comportamentos assediantes
Duração das condutas assediantes
Intenção do assediador

Módulo IV – As Consequências
Consequências ao nível da saúde do empregado
– Efeitos cognitivos e híper-reação psíquica
– Sintomas psicossomáticos do stress
– Sintomas de desajuste do Sistema Nervoso Autónomo
– Sintomas de desgaste físico provocado por um stress mantido durante um período longo de tempo
– Transtornos do sono
– Cansaço e fraqueza

Módulo V – Enquadramento Jurídico Nacional

Módulo VI – A Prevenção
O que pode ser feito para evitar situações de assédio
A proibição do assédio no trabalho no Código de trabalho e no regime de contracto em funções públicas
Instituições que podem ajudar na prevenção e combate de situações de assédio



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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