Maus Tratos na Infância e Adolescência

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Descrição

O maltrato infantil consiste num género de violência muito particular, que apresenta algumas dificuldades de consenso e de clarificação, em função das diferenças a nível sociocultural e dos referenciais pessoais de cada um. O que para uns sujeitos e grupos socioculturais são formas de educação e disciplina, para outros pode ser visto e encarado como foras de maltrato, e vice-versa (Alberto, 2010).
O Curso de Maus-Tratos na Infância e Adolescência analisa todos os tipos de maus tratos que podem ser exercidos contra crianças e jovens.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos para a identificação de sinais e sintomas de maltrato, bem como de estratégias e técnicas de intervenção orientadas para esta problemática.


Módulo I – Enquadramento Teórico
Definição de Maltrato Infantil
Definições dos diferentes tipos de maltrato:
– Maltrato físico
– Maltrato psicológico
– Exposição à violência interparental
– Alienação parental
– Síndrome de Munchausen por Procuração
– Negligência e Abandono
– Abuso Sexual
Necessidades das crianças e jovens

Módulo II – Fatores de Risco e Fatores de Proteção
Fatores de Risco Individuais
Fatores de Risco Relacionais
Fatores de Risco Comunitários
Fatores de Risco Sociais
Caracterização do agressor e factores de risco associados à perpetração
Consequências a curto e a longo prazo da experiência de vitimação

Módulo III – Enquadramento Legal
Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Diplomas de Defesa dos Direitos das Crianças
Risco e Perigo
Superior Interesse da Criança
Comissões de Protecção de Crianças e Jovens
Procedimentos da suspeita à denúncia

Módulo IV – Família e Escola

Módulo V – Prevenção e Intervenção
Prevenção do Maltrato Infantil
Estratégias de Intervenção



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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