ISO 9001:2015 – Um Caso Prático

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Valor RH

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Descrição

Este curso irá fornecer-lhe as ferramentas e os conhecimentos necessários para o ajudar a fazer a transição para a nova versão da Norma ISO 9001:2015.


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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso visa dotar os formandos com uma visão global da estrutura da norma ISO 9001:2015 e com o conhecimento dos requisitos normativos novos ou alterados, incluindo a avaliação da conformidade em auditoria.


1 – Introdução à ISO 9001:2015

Neste capítulo serão apresentadas as principais melhorias, os princípios de Gestão da Qualidade, as principais alterações introduzidas, a abordagem de Processos, o pensamento baseado no Risco, o relacionamento com outras normas de Sistemas de Gestão, âmbito da ISO 9001:2015 e Termos e Definições

2 – Requisitos novos e alterados da ISO 9001:2015

Contexto da Organização:
Nesse requisito analisaremos como identificar o contexto da organização, abordando quais as questões internas e externas que podem ser consideradas pelas Organizações. O formando compreenderá a importância de entender questões externas e internas e entender as necessidades e expectativas das partes interessadas antes de definir o âmbito e o planeamento do Sistema de Gestão da Qualidade da Organização.
Será dado um exemplo prático para que o formando possa otimizar os seus resultados com este requisito.

Liderança:
Neste requisito apresentaremos o importante conceito de liderança, tão pouco praticado por muitos gestores de topo das empresas.
A Gestão de Topo precisa agora de demonstrar um maior envolvimento direto na organização do SGQ, com foco na “liderança”, e não apenas na gestão do Sistema de Gestão da Qualidade
As Organizações melhoram o seu desempenho quando estão alinhados com as estratégias de negócio e, portanto, o papel da gestão de topo é fundamental. Aumentar o comprometimento da liderança é uma grande mudança nos Sistemas de gestão da qualidade.

Planeamento do Sistema de Gestão da Qualidade:
As organizações precisam entender os riscos e as oportunidades que possam ter impacto sobre sua capacidade de atender requisitos do cliente e dar uma abordagem preventiva.
Neste requisito veremos com detalhes as ações para abordar riscos e oportunidades, apresentamos uma estrutura simplificada para aplicar o requisito e daremos vários exemplos de ações para abordar os riscos e oportunidades.
Vamos também abordar o planeamento das alterações.

Suporte:
Neste requisito apresentaremos todos os recursos requeridos pela norma ISO 9001:2015 como pessoas, infraestrutura, ambiente para operação dos processos, conhecimento organizacional e os recursos de monitoramento e medição necessários para o bom desempenho do SGQ.
Será analisado em detalhe o item Informação Documentada e apresentada a diferença importante entre manter informação documentada e reter informação documentada. Apresentaremos também uma lista com todos os requisitos que requerem informação documentada para ajudar na identificação rápida desses documentos.

Operação:
Neste requisito abordaremos os seguintes temas, tendo em conta as alterações / melhorias introduzidas:
– planeamento e controle operacionais,
– determinação dos requisitos para produtos e serviços,
– comunicação com o cliente
– Design e desenvolvimento de produtos e serviços
– Controle de processos, produtos e serviços de fornecedores externos
– produção e prestação do serviço
– Liberação de produtos e serviços
– Controle de Saídas não conformes

Avaliação de Desempenho:
As organizações precisam determinar o que deve ser monitorizado e medido, analisado e avaliado.
Neste requisito abordaremos com detalhe indicadores, medição, monitorização e análise de dados. Abordaremos também o item de auditoria interna e o da revisão pela gestão, dando ênfase nas entradas e saídas dessa análise.

Melhoria:
A ISO 9001:2015 requer que a Organização determine e selecione oportunidades de melhoria, promovendo agora um conceito de melhoria mais abrangente do que a melhoria contínua da eficácia do SGQ
Neste requisito abordaremos o tema não conformidade e ação corretiva, onde aplicaremos um exemplo passo a passo para chegarmos a uma solução. Abordaremos também a melhoria contínua.

3 – Transição para a ISO 9001:2015
Neste capítulo vamos abordar como a Organização que se encontra atualmente certificada deve preparar-se fazer a transição para a ISO 9001:2015.



1 – Formação presencial/em sala (turma)


•Avaliação da aprendizagem: avaliação diagnóstica e formativa;
•Avaliação da reação: avaliação da satisfação do processo formativo;
•Avaliação pós-formação.



 

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