Integração de Sistemas de Gestão com foco para a Qualidade, Ambiente e SST – segundo as Normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001

APQ

REF: 12803 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Compreender as motivações para a integração de sistemas de gestão com foco para a Qualidade, Ambiente e Segurança segundo as novas versões dos respetivos referenciais normativos.
– Conferir competências na implementação destes referenciais normativos através de uma abordagem integrada e holística ao Sistema de Gestão.


– Evolução das abordagens de integração de sistemas de gestão. Modelos e metodologias.
– Razões e motivações; dificuldades e benefícios na integração de sistemas de gestão.
– A estrutura comum de alto nível das novas versões e novas Normas dos SG’s; sua utilização como plataforma para a integração.
– Metodologias que proporcionam a integração de SG’s tendo por base a estrutura de alto nível e os seus aspetos-chave comuns das novas versões e novas normas de SG’s (Qualidade, Ambiente e SST).
1. Princípios, requisitos e componentes comuns e integráveis das Normas de Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.
2. A abordagem por processos e a gestão pela melhoria (ciclo PDCA).
3. Análise do contexto organizacional e identificação das necessidades das partes interessadas externas e internas; Novo conceito de “trabalhador” e formas de consulta e participação para a SST.
4. Gestão do risco e oportunidades organizacionais e sua articulação com os aspetos ambientais significativos e os riscos e oportunidades para a segurança e saúde no trabalho(Abordagens práticas de integração em SG’s – qualidade / ambiente /segurança e saúde do trabalho).
5. A articulação dos objetivos integrados no sistema de gestão – planeamento de ações para a sua concretização e estabelecimento de indicadores de desempenho para a sua medição.
6. Os requisitos do controlo operacional nos três referenciais e abordagens para a sua articulação.
7. A integração de requisitos de conceção e o desenvolvimento na gestão da qualidade e ambiental.
8. A gestão da cadeia de fornecimento – fornecedores externos, prestadores de serviços e subcontratados – num sistema de gestão integrado qualidade, ambiente e SST.
9. A avaliação do desempenho – as auditorias combinadas e a revisão pela gestão.
10. (Abordagens práticas de integração em SG’s – qualidade / ambiente /segurança e saúde do trabalho).



1 – Formação presencial/em sala (turma)




 

Partilhar