Impl. SGQ e Requisitos Legais SSHT

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Descrição

Com uma economia cada vez mais global e, por consequência, cada vez mais competitiva, a Qualidade assume hoje um papel determinante como factor competitivo.

Num contexto empresarial com um elevado número de micro e pequenas empresas, cabe-nos potenciar a Qualidade como um elemento a introduzir no desenvolvimento das actividades diárias destas empresas.

É de realçar que as micro e pequenas empresas, dominantes no mercado regional, contam hoje com algumas dificuldades, como sejam:

• a reduzida dimensão e consequente fragilidade técnica, humana e organizacional;
• a reduzida disponibilidade dos seus colaboradores e gestores para frequentarem acções de formação e,
• as poucas acções de formação ajustadas às suas necessidades específicas e às suas possibilidades económicas.

É neste sentido que este projecto de Formação – Consultoria pretende viabilizar que ao nível destas micro e pequenas empresas, se dinamize a Qualidade, potenciando a resposta efectiva destas empresas a requisitos exigidos nesta área.

Com este projecto procurar-se-á desenvolver em cada empresa um processo de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, passíveis ou não de serem certificados, mas que sejam conducentes a:

• melhorar a qualidade dos serviços prestados;
• potenciar os resultados pela adopção de boas práticas comerciais
• melhorar a estrutura organizacional, técnica e humana da empresa;
• avaliar regularmente os pontos fortes e as vulnerabilidades dos negócios, desenvolvendo métodos de planeamento correcto dessas mesmas actividades e,
• definir objectivos com um certo horizonte estratégico.

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o referencial normativo NP EN ISO 9001:2008 e a sua posterior certificação é um processo voluntário, originado nas motivações, políticas e objectivos de cada Organização.

Neste sentido, a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade é uma oportunidade que os Gestores têm para poderem dinamizar e consolidar a sua forma de gerir a Organização, potenciando o efectivo cumprimento da sua missão e objectivos.

As Empresas não podem ficar imunes às novas formas de gestão, uma vez que estão sujeitas a crescentes pressões e constrangimentos que surgem num mercado cada vez mais global. Assim estas vêem-se obrigadas a reconverter os métodos de gestão e funcionamento, bem assim como, sistemas de organização tendo em vista a melhoria da Qualidade dos serviços prestados aos seus Clientes.

O CLIENTE é o centro das actividades dos serviços prestados pelas Empresas, por isso, o juiz da sua QUALIDADE!

No entanto, a opção da Qualidade não deve ser única nas empresas e a implementação de requisitos associados à SEGURANÇA nestas Organizações é a forma de demonstrar o empenho e capacidades em alcançar um desenvolvimento sustentável, anunciando um claro compromisso e uma atitude directa e pró activa nas questões da Segurança e Saúde Ocupacional.

O presente projecto será operacionalizado através de abordagens sectoriais agrupando as empresas por actividades congéneres. Neste âmbito a participação dos Associados do CEM assume um papel fundamental.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Transferir para os formandos/participantes competências e know-how para que estes, passo a passo, desenvolvam o Sistema de Gestão da Qualidade nas suas empresas, questionando e optimizando processos no sentido de repensarem todo o seu funcionamento em termos de qualidade e de criação de valor para os seus clientes;

• Transferir competências para a execução das tarefas inerentes à função de responsável pela Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho numa pequena empresa, incluindo a vertente de higiene alimentar quando aplicável;




1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação dos Formandos terá por base os seguintes critérios:

• Assiduidade
• Participação nas sessões de formação teórico-prática
• Participação nos Encontros Temáticos
• Realização dos trabalhos propostos em cada sessão
• Avaliação dos Exames Intercalares realizados em cada trimestre
• Avaliação obtida no Exame Final realizado na última sessão de formação
O aproveitamento final do participante que irá figurar no Certificado de Formação Profissional poderá ser:
• Bom
• Muito Bom
• Muito Bom com Distinção



 

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