Igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens – mitos, estereótipos e crenças reprodutoras da desigualdade e ação para a mudança

Pamesa Desativado

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Descrição


Localidade




Data Início
21/03/2022




Data Fim
06/04/2022




Cronograma




Observações




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Esta UFCD – Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação – 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Identificar os conceitos relativos à igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.
Identificar os estereótipos associados ao masculino e feminino.
Reconhecer a importância da função do Estado, dos parceiros sociais e das comunidades locais no desenvolvimento de políticas e na implementação de medidas favoráveis à cidadania e à igualdade entre mulheres e homens.


Conceitos-chave na compreensão da igualdade/desigualdade
Igualdade. Diferença, desigualdade e discriminação
Sexo e género
Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos
Discriminação direta e indireta
Reflectir sobre a realidade
Porquê esta desigualdade?
Mecanismos reprodutores de desigualdades
Intervir para a mudança
A economia como motor de igualdade
A família como motor de igualdade
A democracia paritária como motor de igualdade
O direito como motor de igualdade
As pessoas como motor de igualdade
As organizações internacionais como motor de igualdade



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


Avaliação formativa – que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios são a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade; Avaliação da aprendizagem – resulta da soma ponderada da média obtida pelo/a formando/a na avaliação formativa (30%) com a nota obtida no teste/trabalho final (70%), aplicando-se uma escala de 1 a 5. A situação final do/a formando/a, para efeitos de certificação, será expressa em Sem aproveitamento, sempre que obtenha uma nota final de 1 ou 2, e Com aproveitamento, sempre que obtenha uma nota final de 3, 4 ou 5; Avaliação da satisfação – que permite avaliar a satisfação através do preenchimento de questionários de avaliação por parte dos formandos e formador, a realizar no final da formação.


No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.


 

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