HACCP – Higiene e Segurança Alimentar – E-Learning

80.00

APQ

REF: 12668 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Os problemas de saúde relacionados com os perigos alimentares que têm surgido nas populações não são recentes, contudo os consumidores estão, atualmente, mais conscientes da importância da Segurança Alimentar, exigindo uma alimentação livre de riscos para a saúde pública.
As organizações que processam ou disponibilizam alimentos estão cada vez mais sensíveis a esta temática para não porem em risco a sua reputação e o seu negócio.
Contudo, estima-se que anualmente cerca de 1.8 milhões de pessoas morram devido a doenças que, na maioria dos casos, estão ligadas a alimentos ou água contaminados.
A Legislação Europeia relacionada com a Higiene dos Alimentos obriga os Operadores das Empresas do Setor Alimentar a implementar processos baseados nos princípios do HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point – Análise dos Perigos e Controlo dos Pontos Críticos), e é aplicável à totalidade da cadeia alimentar em todas as fases da produção, transformação e distribuição.
O Sistema HACCP é, assim, uma ferramenta que ajuda a prevenir os problemas relacionados com a contaminação dos alimentos, evitando as doenças de origem alimentar.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Com este curso pretende-se:
Apresentar uma visão detalhada dos conceitos fundamentais da Segurança Alimentar.
Fornecer ferramentas e conhecimentos práticos essenciais para implementação do HACCP numa organização.


Módulo 1: Conceitos Gerais sobre Segurança Alimentar e Legislação Alimentar.
– A importância da Segurança Alimentar.
– Um pouco da história do Sistema HACCP e a sua evolução até aos dias de hoje.
– Alguma legislação aplicável à Segurança Alimentar.

Módulo 2: Perigos e Segurança Alimentar
– Os principais Perigos Alimentares:
– Perigos Microbiológicos.
– Perigos Químicos.
– Perigos Físicos.
– Os alergénios.

Módulo 3: Código de Boas Práticas de Higiene Alimentar
– As Boas Práticas de Higiene Alimentar:
– Higiene Pessoal.
– Higiene das Instalações e Equipamentos.
– Higiene da Produção.

Módulo 4: Pré-Requisitos do HACCP
– Os Pré-Requisitos do HACCP:
– Instalações.
– Equipamentos, utensílios e superfícies em contacto com os géneros alimentícios.
– Higienização.
– Controlo de Pragas.
– Abastecimento de Água.
– Gestão de Resíduos.
– Seleção e Avaliação de Fornecedores.
– Receção e Armazenamento.
– Transporte.
– Saúde e Higiene Pessoal.
– Formação.
– Boas Práticas de Fabrico.
– Embalagem e Rotulagem .
– Rastreabilidade e procedimentos de recolha.

Módulo 5: Os 7 Princípios do HACCP – metodologia de implementação do sistema de HACCP:
– Análise de Perigos.
– Determinação dos Pontos Críticos de Controlo (PCC).
– Estabelecimento dos Limites Críticos para cada PCC.
– Estabelecimento dos Procedimentos para Monitorização dos PCC.
– Estabelecimento das Ações Corretivas a serem tomadas quando um PCC se encontra fora dos limites críticos.
– Estabelecimento de Procedimentos de Verificação que evidenciem que o sistema HACCP funciona de forma eficaz.
– Estabelecimento de sistemas de Registo e Arquivo de dados que documentem estes princípios e a sua aplicação.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


A avaliação será realizada exclusivamente online, na sala de aula virtual, na plataforma Moodle, assumindo a modalidade de avaliação contínua.
A participação no Fórum de Dúvidas e Questões Gerais e no Fórum de Debate do Módulo 5 tem carácter unicamente formativo.
Para a avaliação sumativa contribuirão os seguintes elementos, numa escala de 1 a 100:
– Realização de 4 pequenos testes interativos (cada um com 4 questões de escolha múltipla/resposta única e feedback automático no final), distribuídos da seguinte forma: 1 teste no Módulo 1; 1 no Módulo 2; 1 no Módulo 3 e 1 no Módulo 4. Cada teste contribui em 10% para a avaliação final, num total de 40%.
– Participação em fóruns de realização de e-atividades e de discussão de temas: 1 fórum no Módulo 2 e 1 fórum no Módulo 3. Cada fórum contribui em 5% para a avaliação final, num total de 10 %. Na avaliação da participação nos fóruns considerar-se-á a qualidade das intervenções (rigor, pertinência e correção do discurso escrito).
– Execução de trabalho final individual: elaboração de um Plano de Autocontrolo. (50 %).
A aprovação no Curso requer a obtenção de uma classificação mínima de 60%, numa escala de 100%.



 

Partilhar