Guia de boas práticas empresariais para a prevenção de riscos biológico-sanitários e da contaminação Covid-19

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Descrição


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Aplicar as orientações da norma de ISO 45005, traduzidos em ferramentas práticas, nas empresas para prevenir contaminação a COVID-19


1. Introdução
A norma ISO 45005:2020 e os termos e definições para interpretação normativa.
2.Conteúdo das Diretrizes da ISO 45005/2020 – PDCA
Planeamento da gestão; executar as ferramentas de gestão; Monitorização das ferramentas e controlos; Agir para melhoria contínua da gestão em prevenção da contaminação biológico sanitária e apresentação das respectivas ferramentas práticas.
3. Ferramentas para planear prevenções a contaminação
Contexto da organização; Liderança e participação do trabalhador; Planeamento para responder a emergências e mudanças
Ferramenta prática – Mapeamento de partes interessadas e respectivos requisitos, inclusive questões emergenciais e requisitos legais
Utilização correcta dos EPC’s (Equipamentos de Proteção Colectiva) – placas, avisos, isolamento de áreas, demarcação para distanciamento.
Ferramenta prática – Check list periódico de condições de trabalho (internas e externas) e plano de contingência + emergência + continuidade do negócio.
4. Executar as ferramentas
Comunicação: Para a primeira entrada num local de trabalho, e contínua para prevenção, Uso de equipamento de proteção individual.
Ferramenta prática – Matriz RACI e matriz de comunicação (interna e externa).
Operações: Primeiro retorno ao local de trabalho, entrada e saída do local de trabalho; Movimentação entre locais de trabalho, áreas comuns; Reuniões e visitas ao local de trabalho, Trabalho com o público; Viagens relacionadas com o trabalho e entregas.
Ferramenta prática – Protocolos e manuais de boas práticas e instruções de segurança (adequação ao contexto).
5. Monitorizar e Melhorar
Avaliação de desempenho e monitorização; Análise crítica da gestão, incidentes e relatórios e melhorias
Ferramenta prática – Plano de Auditoria Interna, check list de auditoria (normativo e estatutário), relatório de auditoria interna e relatório de análise crítica.
6. Práticas e Simulacros



5 – Formação a distância (outros)




 

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