Gestão e Coordenação da Formação (conforme requisitos DGERT)

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Descrição

Face aos desafios lançados pela Estratégia Europa 2020 a Portugal de promoção da inclusão e empregabilidade de jovens e adultos, a que acrescem as exigências de um mercado globalizado competitivo, e perante os requisitos legais dispostos na Portaria 851/2010, de 06 de Setembro, assim como, exigências impostas pelo Referencial da DGERT relativamente ao desempenho credível e profissional de Gestores e Coordenadores de Formação, o atual curso de Certificação de Gestores e Coordenadores de Formação (conforme requisitos DGERT) é uma mais valia para Empregadores que invistam internamente em Formação Certificada ou a proponham como Serviço ao Mercado Nacional e Internacional, com todas as vantagens associadas à formação elearning.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Adquirir competências de gestão, planificação, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação, na modalidade de contrato de trabalho por conta de outrem ou como trabalhador independente conforme exigências legais da DGERT e exigências dos empregadores e promotores de formação certificada e de qualidade.


Módulo I – O Sistema de Formação Profissional Português
A Formação Profissional em Portugal
. Os Contextos de Gestão da Formação
. As Entidades Formadoras
. As Entidades que Prestam Formação
. Formação: que valor para a Empresa?
O Ciclo de Formação
. Planeamento
. Desenvolvimento
. Avaliação
Elementos Caracterizadores da Formação
. As Áreas de Formação
. As Modalidades de Formação
. Formas de Formação
. Componentes de Formação
. Níveis de Qualificação
. Destinatários de Formação

Módulo II – Processo de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Conceito de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Objetivos do Diagnóstico de Necessidades de Formação
Importância do Diagnóstico de Necessidades de Formação
Fontes de Necessidades de Formação
Tipos de Necessidades
O DNF e a sua articulação com o Ciclo de Formação
Desenvolvimento de Metodologias de Diagnóstico de Necessidades de Formação
Metodologias e Técnicas de Recolha de Informação
Análise e Tratamento de Informação Recolhida Através de Inquéritos
Relatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação

Módulo III – Planeamento e Gestão da Formação
O Plano de Formação
. Do Diagnóstico ao Plano de Formação
. Critérios de Eficácia na Construção do Plano de Formação
. Estrutura do Plano de Formação: Programa, Local de Formação, Destinatários de Formação, Tipos de Objetivos e Métodos e Técnicas Pedagógicas
Execução da Formação
. Recursos Financeiros
. Recursos Humanos
. Recrutamento e Seleção
A Divulgação da Ação
O Início da Execução da Formação
O Dossier Técnico-Pedagógico
Elementos do Dossier Técnico-Pedagógico

Módulo IV – Avaliação da Formação
O Conceito de Avaliação em Contexto de Formação Profissional e Ensino
A Avaliação como Forma de Credibilizar a Atividade Formativa
A Avaliação da Reação e Satisfação dos Participantes na Formação
A Avaliação do Grau de Domínio de Determinados Saberes: avaliação de aprendizagens
A Avaliação da Transferência da Formação ou on-the-job (posto de trabalho)
A Avaliação do Impacto da Formação no Desempenho da Organização e do Retorno do Investimento
A Avaliação como Forma de Racionalizar Custos de Formação e de Proporcionar Novos Investimentos – Contributo para o Supply Chain Management
Construção de Mapa de Impactos

Módulo V – Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT
Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)
. Missão, Visão e Valores
. Atribuições da DSQA
Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
. Destinatários
. O Processo de Certificação
. Requisitos de Certificação
. Deveres da Entidade Certificada
. Vantagens da Certificação
. Responsabilidade da Entidade Certificada
. Taxas de Certificação
Certificação Inicial
. Pedir a Certificação
. Organizar o Pedido de Certificação
. Utilizar a Plataforma Eletrónica
Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
. Requisitos de Certificação
. Requisitos de Estrutura e Organização Internas
. Requisitos de Processos no Desenvolvimento da Formação
. Requisitos de Resultados e Melhoria Contínua
. Avaliação do Desempenho da Entidade Certificada
. Auditorias
Elaboração de um Modelo de Manual de Qualidade da Atividade Formativa

Módulo VI – As Plataformas Tecnológicas de Gestão da Formação
Funcionamento e Utilização das Plataformas SIGO e Netforce

Módulo VII – Sistemas de Gestão e Auditoria
Implementação da Norma NP 4512 e respetivas vantagens na criação de serviços de formação profissional orientados para a modernização de serviços e gestão de processos focalizados no cliente

Módulo VIII – Gestão de Plataformas de Formação a Distância
O Contributo das Metodologias e-Learning para a aquisição eficaz e rápida de Novas Competências e Adaptação aos Mercados dos Recursos Humanos
Conceitos Base na Conceção de Materiais de e-Learning (SCORM e Learning Objects) e Ferramentas mais utilizadas
As Vantagens da Metodologia e-Learning em relação à Formação Presencial
Os Condicionalismos Técnico para a Operacionalização da Formação e-Learning
A organização da Formação e-Learning em Plataformas Moodle

Módulo IX – Portugal 2020
O Interface do Balcão 2020 – apresentação e explicação do procedimento de registo
Orçamentação de Custos de um Plano de Formação Financiado
A Simulação da Preparação de uma Candidatura no Balcão 2020
A Formalização do Contrato de Concessão de Incentivos
A Elaboração dos Pedidos de Pagamento
O Fecho dos Projetos Aprovados

Módulo X – Projeto Final
Elaboração de um estudo de caso



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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