Gestão de Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Dia e Apoio Domiciliário

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Descrição

Uma boa gestão dos equipamentos sociais pelos profissionais promove uma melhor qualidade nos serviços prestados bem como uma maior satisfação por parte dos clientes.
Este curso visa o alargamento da formação dos técnicos com vista ao desenvolvimento de competências para fazer face às necessidades que se observam atualmente, ao nível da gestão organizacional, cuidados de saúde e dos cuidados sociais.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências com vista na criação de estratégias de intervenção que visem uma melhor gestão dos equipamentos sociais ligados à terceira idade.


Módulo I – Respostas Sociais Para Idosos
Estruturas Residências para Idosos
Centro de Dia
Serviço de Apoio Domiciliário
Centro de Convívio
Residências Geriátricas
Centro de Noite
Acolhimento Familiar para Pessoas Idosas
Centro de Férias e Lazer

Módulo II – Planeamento e Gestão
Missão, Visão e Valores
Planeamento Estratégico e Objetivos
Regulamentos, Manuais e Minutas
Plano de Ação
Plano/Relatório de Atividades
Indicadores
Manual de Processos-Chave

Módulo III – Comunicação Organizacional
Conceito de Comunicação
Características da Comunicação
Funções da Comunicação
Comunicação Verbal e Não-verbal
Atitudes de Base à Comunicação
Princípios da Comunicação Face a Face
Processo de Comunicação
Perfis Comunicacionais
Escuta Ativa
Barreiras À Comunicação
Gestão de Conflitos

Módulo IV – Organização do Trabalho
Avaliação das Necessidades da População-Alvo
Avaliação da Dependência da Pessoa Idosa
Organização por Método Responsável
Carga de Trabalho

Módulo V – Fornecimento de Serviços
Gestão de Serviços
Serviço de Limpeza
Serviço de Refeições e Alimentação
Serviço de Lavandaria
Serviço de Manutenção
Serviço de Transporte
Outros serviços
Outsourcing

Módulo VI – Ocupação e Lazer
Animação
Animação em Instituições
Técnicas de Animação
Plano de Sessão
Momentos de Lazer e Estimulação de Competências
Plano Anual de Atividades

Módulo VII – Avaliação das Necessidades e do Desempenho dos Colaboradores
Liderança
Avaliação do Desempenho
Avaliação de Necessidades

Módulo VIII – Implementação de Qualidade nas Respostas Sociais para a Terceira Idade
Sistema de Gestão da Qualidade
O Processo
Processos de Realização
Processos de Suporte
Cuidados Pessoais e de Saúde
Nutrição e Alimentação
Apoio nas Atividades Instrumentais da Vida Quotidiana



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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