Gestão de cenários de crise e da continuidade do negócio

APQ

REF: 12698 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Localidade
Online




Data Início
22/03/2021




Data Fim
23/03/2021




Cronograma




Observações




Inscreva-se



A gestão da continuidade do negócio não pode ser dissociada da constante avaliação do modelo de negócio e das estratégias corporativas ou organizacionais. Num contexto e em ecossistemas onde os ciclos de crise são cada vez mais frequentes e com maior impacto global, é fundamental preservar a capacidade de ser ágil e de testar práticas que permitam responder a crises e manter a sustentabilidade do negócio / atividade.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso pretende dotar os participantes dos principais conceitos e ferramentas de aplicação prática relacionados com a gestão do risco, da continuidade do negócio e elaboração de cenários para reavaliar estratégias.


1ª sessão síncrona:
– Os Ciclos de gestão encurtados; Ecossistemas em disrupção; O Mundo é mesmo VUCA.
– Impactos na governação, nos sistemas de gestão, nas pessoas, nas práticas, na cadeia de valor, na relação com os stakeholders.
– A importância de dominar os conceitos de base da gestão de risco, de crise, de contingência e da continuidade do negócio.
– Práticas e normas de referência: ISO 22301, 22313, 22316, 22317, 22318, 22330, 22331; ISO 31000.
– Gestão de incidentes, gestão da capacidade, gestão da continuidade, gestão da disponibilidade, planeamento de alterações a serviços e a níveis de serviço.
– Um ponto de partida: a análise e a avaliação do risco e a gestão por cenários.
– Stakeholder journey – a importância de prever comportamentos em situação de crise.
– A análise de impacto no negócio.
– O plano de continuidade do negócio.
– Resumo da 1ª sessão; temas para reflexão até à 2ª sessão.
2ª sessão síncrona:
– Ferramentas para implementar a gestão da continuidade do negócio.
– Scanning, Elaboração, Cenarização e Decisão, Testar, Implementação e Avaliação, Aprendizagem e Inovação.
– O papel dos processos de inovação e as ferramentas de design thinking aplicados à continuidade do negócio.
– Empatizar e Insights; Ideação; Prototipagem; Testagem; Iteração incremental; Aprendizagem e Refinamento.
– Resumo da 2ª sessão; temas para reflexão após a formação.
– Conclusões e esclarecimento de dúvidas.



5 – Formação a distância (outros)




 

Partilhar