Formação Pedagógica Inicial de Formadores

0.00

C4G

Partilhar

Descrição

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem uma duração de base de 90 horas, organizada em módulos de 10 horas, com uma duração variável, máxima de 50 horas.
Esta formação permite ao formando, com aproveitamento, obter a sua certificação enquanto formador – obter o CCP.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A formação pedagógica de formadores visa promover a aquisição, actualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
– na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos
– na gestão e coordenação de formação
– no campo de investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades da formação


MÓDULO 1. FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
MÓDULO 2. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
MÓDULO 3. COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
MÓDULO 4. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
MÓDULO 5. OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À ACÇÃO
MÓDULO 6. RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
MÓDULO 7. PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM
MÓDULO 8. AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
MÓDULO 9. SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três
momentos:
-Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos
formandos);
-Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa
(processo/desenvolvimento da formação); e
-Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).


Nesta formação é emitido um certificado de competências pedagógicas – CCP


 

Partilhar