FORMAÇÃO | Gestor de Formação

545.00

Transform

REF: 14901 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

De acordo com as recentes alterações no sistema de certificação das entidades formadoras junto da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), baseada na Portaria 851/2010 de 6 de Setembro, impõem a obrigatoriedade às Entidades Formadoras de terem nos seus quadros um Gestor de Formação.
Contudo, para o desempenhos dessas funções, os respetivos profissionais têm de evidenciar formação específica em Organização e Gestão da Formação, acumulada com formação na área pedagógica, com duração mínima de 150 horas.
Assim, os conteúdos a monitorizar pela TRANSFORM têm em vista o desenvolvimento de habilidades e competências dos seus participantes para a resposta às questões fundamentais no âmbito da formação profissional.

O presente curso fornece cumprimento integral a este requisito de formação obrigatória para todos os que desejem exercer a função de Gestor de Formação numa entidade formadora certificada pela DGERT. O curso cumpre ainda os requisitos definidos pela ANEF – Associação Nacional de Entidades Formadoras, sendo a TRANSFORM sócio efetivo daquela associação.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Com do desenvolvimento da presente ação de formação pretende-se que no final da mesma, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação, numa entidade formativa ou departamento formativo da sua entidade patronal, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.


Este curso será ministrado tendo em conta os seguintes conteúdos:
1. Introdução ao sistema de formação profissional na EU e em Portugal (16 horas);
2. Processo de certificação de entidades formadoras pela DGERT (32 horas);
3. O alcance da NP4512 e a qualidade na formação (16 horas);
4. Consultoria de gestão da formação e elaboração de candidaturas a financiamento (24 horas);
5. Plataformas SIGO e PT2020 (16 horas);
6. Aplicações informáticas de gestão da formação (16 horas);
7. Soluções de formação a distância (14 horas);
8. Avaliação da formação (16 horas).



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Os formandos serão avaliados através:
– Avaliação diagnóstica: Assegurada no início do curso (pelo respectivo formador) através da análise de conhecimentos prévios e experiência profissional relevante (via método interrogativo e/ou exercícios de auto-diagnóstico)
– Avaliação formativa: Durante o curso, em cada módulo, de forma contínua através das atividades e instrumentos definidos por cada formador nos respetivos planos de sessão.
– Avaliação sumativa: Teste escrito de escolha múltipla no final de cada módulo. Para aprovação, os formandos devem responder corretamente a, pelo menos, 50% das questões (em todos os módulos).
– Sistema de avaliação contínua tendo em conta a assiduidade,participação, trabalhos de grupo e trabalho individual do formando. O formando deverá ter uma assiduidade mínima de 90% da carga horária total do curso. A assiduidade é controlada a partir das folhas de presença.


Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada na Caderneta de Competências do/a formando/a. A atribuição do Certificado de Formação com aproveitamento depende do cumprimento do requisito definido na Tabela 1 quanto à avaliação sumativa e, cumulativamente, de uma assiduidade mínima de 90% da carga horária total do curso.

São entregues dois certificados de formação a cada formando que termine o curso com aproveitamento. Um de formato específico, da responsabilidade da TRANSFORM, em que se atesta a conclusão do curso, assim como o seu enquadramento no referencial da ANEF. A listagem dos formandos certificados com aproveitamento será enviada para a ANEF para que esta entidade proceda à sua divulgação pública no respectivo site de Internet .


 

Partilhar

Também pode gostar…