Formação de e-Formadores

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Descrição

Atualmente vive-se numa sociedade em que a Tecnologia da Informação e Comunicação é fundamental.
O domínio da formação online é já um requisito para qualquer professor ou formador permitindo-lhe um complemento na formação presencial ou à distância. Neste sentido, o curso de e-Formadores traz uma vantagem a todos os formadores e professores, permitindo, para além de uma melhoria profissional a nível de formação presencial, a oportunidade de ministrar formação à distância.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O curso de Formação de e-Formadores tem como objetivos principais conceber, implementar, gerir e acompanhar cursos de formação a distância na Plataforma Moodle.


Módulo I – Contextualização do e-Learning
Introdução ao Ensino a Distância
O e-Learning
Educação Online
Tutoria no EaD
Formação Online
Netiqueta

Módulo II – Conceção de e-Conteúdos
Conteúdos em Contexto de EFAD
Tipos de Conteúdos
Ciclo de Criação de um e-Conteúdo Educacional

Módulo III – O Ambiente de Aprendizagem Moodle
Elementos da Página da Disciplina
Editar o Perfil de utilizador
Notificações
Tornar a disciplina indisponível para os alunos
Outras opções de configuração da Disciplina
Criar e Editar Curso/Disciplina
Criação e Edição de Recursos e Atividades da Disciplina
Recursos
Atividades

Módulo IV – Avaliação em e-Learning
Avaliação na Formação Profissional
Avaliação da Aprendizagem
Avaliação de um Programa de Formação

Módulo V – Certificação da Formação e-Learning
Certificação das Entidades Formadoras
Sistemas de Certificação de Entidades Formadoras
Certificação Inicial
Alargamento da Certificação
Manutenção da Certificação
Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
Elaboração de um Modelo de Manual de Qualidade da Atividade Formativa

Módulo VI – Projeto Prático
Conceção de um e-Curso



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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