Família, Escola e Convivência

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Descrição

Muitas vezes a comunicação entre a família e a escola falha. Não há responsáveis nem responsabilizados. Pais e professores devem trabalhar no sentido da promoção de um crescimento positivo do menor em apreço. A comunicação entre ambas as partes será um dos motes transversais estratégicos deste curso como veículo solucionador de pequenos problemas do dia-a-dia prevenindo a sua propagação como “bola de neve” na agudização de outras situações.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


• Contribuir para a melhoria da comunicação entre a família e a escola;
• Motivar a reflexão, adequação e transformação das práticas educativas familiares, na ótica da convivência salutar: escola/família;
• Consciencializar os dois públicos para as suas reais tarefas na educação e formação das crianças e jovens.


Módulo I – Tarefa de Educar
Conceito de família
Conceito de aprendizagem
Benefícios e desvantagens da aplicação de castigos
Conceito de mentira
Relacionamento entre a escola e a família
Sugestões de trabalho prático

Módulo II – Crescimento e Coexistência
Etapas de crescimento psicomotor
Educação para a vontade e para a paciência
Educação para a autonomia e responsabilidade
Reflexão em torno dos erros e dos bons modelos
Intimidade pessoal
Sistema de valores próprios e liberdade
Hábitos saudáveis de vida na adolescência

Módulo III – Os Pais como Auxiliares no Estudo dos Filhos
Conceitos de ajuda, acompanhamento e motivação
Direitos e deveres dos pais versus direitos e deveres dos filhos
Processo de aprendizagem
Importância da organização do tempo e do lugar de estudo
Boas práticas no estudo e no processo de aprendizagem
Reflexão em torno dos baixos resultados escolares

Módulo IV – Melhorar a Comunicação entre a Família e a Escola
Conceito de comunicação
Especificidades da comunicação
Dimensões e barreiras da comunicação
Saber ouvir e saber escutar
A escuta ativa
A expressão positiva

Módulo V – Comunicação e Resolução de Conflitos na Família
Conceito de conflito
Gestão e resolução de conflitos
A importância do diálogo
Principais situações causais e promissoras de conflito na família
Resolução construtiva do conflito
A Inteligência Emocional

Módulo VI – A Família perante Situações de Mudança e de Crise
Especificidades da adolescência
A sexualidade na adolescência
Implicações do divórcio e/ou da falência económica nas mudanças da vida família
Conceito e implicações do bullying e do cyberbullying
Implicações da gravidez precoce
Repercussões da morte de um ente querido nesta faixa etária
Importância da autoestima e do autoconceito
Sugestões e pistas para o futuro



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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