Expressão Dramática Corporal, Verbal e Vocal

Webstudy

REF: 11960 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

“Os Jogos de Expressão Dramática satisfazem amplamente todas as necessidades da criança e em especial as suas necessidades de expressão e de criação.”
Alberto B. de Sousa

A Expressão Dramática é sem dúvida uma prática que põe todo o corpo em funcionamento. Através da expressão dramática, corporal, vocal e verbal pode-se trabalhar uma grande diversidade de conteúdos, de forma diferente, lúdica e muito enriquecedora. A expressão dramática, corporal, vocal e verbal favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial, motor e estético. É portanto um recurso fundamental para a aprendizagem e utilização da criatividade.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Planificar e desenvolver técnicas de animação com recurso à expressão dramática, corporal, vocal e verbal.


Módulo I – Expressão Dramática e Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento Interpessoal
Autoconhecimento e revelação
Falar/escutar
Quebra-gelo/aquecimento
Confiança e reciprocidade
Guiar e ser guiado
Aceitação do risco e do desafio

Desenvolvimento da Atividade
Pensamento convergente
Quebrar regras
Pensamento fora das estruturas
Desenvolvimento da sensibilidade
Estado de recetividade
Adaptação e reação à mudança
Originalidade
Organização coerente

Módulo II – Expressão Dramática e Desenvolvimento Integral da Criança

Expressão dramática e desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento cognitivo
Estádio sensório-motor
Estádio pré-operatório
Estádio das operações concretas
Estádio das operações formais

Módulo III – Expressão dramática: função simbólica
Imitação diferida
Jogo simbólico
Desenho
Imagem mental
Linguagem

Módulo IV – Expressão Corporal
Centros de expressividade corporal
Corpo como um todo e uma segmentação
Coordenação visual e áudio-motora
Respiração – desenvolvimento e exploração
Relaxamento – técnica e desenvolvimento
Possibilidades expressivas sem e com deslocação no espaço
Pantomima e mímica corporal

Módulo V – Expressão Vocal e Verbal
Corpo emissor sonoro
Silêncio e som
Respiração e emissão sonora
Volume e projeção da voz
Articulação e dicção



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

Partilhar