Estratégias e Recursos para Crianças com Problemas de Linguagem e Comunicação

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Descrição

A avaliação da linguagem permite descobrir problemas que interferem na aprendizagem e que encaminham ao insucesso escolar.
O domínio da linguagem oral intervém na aprendizagem escolar, nomeadamente, na aquisição da leitura e da escrita. A sua devida avaliação ajuda a antecipar dificuldades que podem conduzir ao insucesso escolar.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A presente formação tem como objetivo principal dotar os participantes de estratégias, atividades e recursos em Educação Especial para problemas de linguagem e comunicação.


Módulo I
Introdução
Acerca da CIF
A Linguagem: da natureza à codificação
Perturbações específicas de linguagem (SLI): atraso, perturbação específica da linguagem/perturbação específica do desenvolvimento da linguagem e desenvolvimento fonológico

Módulo II
Fonética e Fonologia
O (Dis)funcionamento fonológico

Módulo III
Fonologia e respetiva dimensão interventiva
– Algumas dicas para não especialistas mas insubstituíveis agentes (re) educativos. Como poderão os pais ajudar?
– Como poderão os professores/técnicos ajudar?
Proposta de planificação
– Estratégias, atividades e recursos para crianças com problemas de comunicação e linguagem



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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