Especialização Avançada em Psicoterapias Ativas

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Descrição

Na sociedade portuguesa, quer noutras, a saúde mental tarda em adquirir reconhecimento junto das populações e em que explanações opcionais aos fenómenos psicológicos estão ainda muito enraizados no conhecimento popular, é imperativo elucidar as bases científicas da psicoterapia. Esta necessidade torna-se relevante quando começam a emergir disposições para confundir e misturar o que é a Psicologia como ciência e a Psicoterapia como disciplina científica com fatores e fenómenos que não têm a validade científica que se exige à Psicoterapia.
Rir, cantar, dançar, imitar, fazer um desenho, formam ações que valem pelo ato em si, pela catarse e autorrealização criativa que proporcionam, não possuindo qualquer intenção de constituir espetáculos de música, de canto, de dança, de teatro ou de desenho artístico.
É a ação em si, o ato expressivo-criativo, que possui o poder terapêutico e não a obra produzida.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Esta Especialização Avançada pretende dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, no âmbito da psicoterapia.


Módulo I – Definição e Evolução das Psicoterapias
Definição e Evolução do Conceito de Psicoterapia
Bases Doutrinárias das Psicoterapias
Características Gerais e Classificação das Formas de Psicoterapia
Hipnoterapias
Técnicas Psicanalíticas
Terapias do Comportamento
Psicoterapias Humanistas
Psicoterapia de Apoio
Psicoterapias de Grupo
Psicoterapia Familiar e Psicoterapias Sistémicas
Psicoterapias Integradas

Módulo II – A Ética na Psicoterapia
Questões Éticas na Prática Psicoterapêutica
O Papel da Educação na Ética da Psicoterapia

Módulo III – Características Gerais das Psicoterapias Activas
Expressão
Criatividade
AB-Reação
Transferência

Módulo IV – Reeducação Psicomotora
Método de Relaxamento
O Modelo de Reeducação Psicomotora (V.Fonseca)
O Modelo de Criação de Movimento (A. Sousa)

Módulo V – Terapia Ocupacional
Definição e Objetivos
Bases Teóricas
Formas de Atuação
Programática
Metodologia

Módulo VI – Ludoterapia
O Brincar e a sua Importância
História e Evolução da Ludoterapia
Ludoterapia Centrada na Criança (não-diretiva)
O Ludoterapeuta
A Sala e a Mala de Ludoterapia
A Relação Ludoterapêutica
Limites na Ludoterapia
Apresentação de Casos Práticos

Módulo VII – Musicoterapia
Definição e Objetivos
Modelos
Métodos
Técnicas e material

Módulo VIII – Dramaterapia
Psicodrama
Definição e Objetivos
Bases Teóricas
O Desenvolvimento da Expressão Dramática
Modelos
Métodos
Técnicas
Aplicação, sala e material

Módulo IX – Dançaterapia
Dançaterapia Contemporânea
Definição e Objetivos
Âmbito
Bases Teóricas
Modelos

Módulo X – Arte (Plástica) Terapia
Definição e Objetivos
Características e Bases Teóricas da Arte-Terapia
Expressão, Criatividade e Criação
Atitude e Ajuda do Terapeuta
Métodos e Técnicas

Módulo XI – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

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