Descrição
O/A Psicólogo/a Escolar e Educacional tem um papel importantíssimo nos diferentes contextos educativos, procurando dar respostas às necessidades de intervenção de modo facilitar a comunicação e a interação entre todos/as os/as agentes educativos/as.
Com esta Especialização Avançada pretende-se auxiliar de forma prática e eficaz os profissionais em Psicologia, privilegiando a intervenção e a investigação com crianças e adolescentes de modo a tratar e dotar estes profissionais com mais ferramentas, atendendo sempre a uma perspetiva sistémica e ecológica.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Com esta Especialização Avançada pretende-se auxiliar de forma prática e eficaz os profissionais em Psicologia, privilegiando a intervenção e a investigação com crianças e adolescentes de modo a tratar e dotar estes profissionais com mais ferramentas, atendendo sempre a uma perspetiva sistémica e ecológica.
Módulo I – Introdução à Psicologia Escolar e Educacional
Módulo II – Bullying
Módulo III – CIF-CJ (Classificação Internacional de Funcionalidade – Crianças e Jovens)
Módulo IV – Competências Sociais: Resolução de Conflitos e Relacionamento Interpessoal
Módulo V – Potencialização da Aprendizagem
Módulo VI – Educação e Envolvimento Parental
Módulo VII – Intervenção na Educação Inclusiva
Módulo VIII – Orientação Vocacional
Módulo IX – Problemas de Comportamento na Sala de Aula
Módulo X – Programas de Educação para os Afetos
Módulo XI – Programas de Prevenção das Toxicodependências
Módulo XII – Programas de Promoção da Autoestima, Autoeficácia e Motivação
Módulo XIII – Treino de Competências
Módulo XIV – Testes Psicológicos da Área Educacional e Escolar:
Inteligência (WISC, Goodenough, outros)
Desenvolvimento (Griffiths 0-2 e 2-8, outros)
Personalidade (Bar-Ilan, Pata Negra, Teste da Árvore, outros)
Atenção (PIAAR-R, outros)
Aptidão Escolar (BAPAE, outros)
Hiperatividade (Conners, EDAH, outros)
Dislexia (PADD, outros)
Competências Linguísticas (TICL, outros)
Módulo XV – Discussão de casos práticos
Módulo XVI – Projeto Final em Psicologia Escolar e da Educação*
* eventual publicação em revista científica
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4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.