Especialização Avançada em Microbiologia Alimentar

Webstudy

REF: 12137 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

A segurança alimentar, representa uma das principais preocupações com que as autoridades, os agentes económicos e os consumidores se confrontam atualmente. O controlo da qualidade microbiológica é, não apenas, uma obrigatoriedade legal, mas também uma prática comum e necessária no âmbito do correto funcionamento dos sistemas de gestão da segurança alimentar implementados pelas empresas dedicadas à área alimentar.
A Especialização Avançada em Microbiologia Alimentar visa a compreensão dos fundamentos técnico-científicos relativos aos processos utilizados em Microbiologia, numa perspetiva teórico-prática, que favoreça a aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma ética e responsável em qualquer área profissional em que os processos microbiológicos estejam presentes.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


A Especialização Avançada em Microbiologia Alimentar pretende dotar os formandos de conhecimentos basilares sobre os microrganismos nos alimentos, as suas fontes de contaminação e as suas interações com os mesmos, assim como sobre os fatores que afetam o crescimento microbiano e o seu controlo, além de discutir noções de segurança alimentar que visam a produção de um alimento seguro do ponto de vista microbiológico.


Módulo I – Noções Gerais de Segurança Alimentar
Módulo II – Microbiologia dos Alimentos
Módulo III– Fontes de Contaminação
Módulo IV – Fatores que Controlam o Desenvolvimento Microbiano nos Alimentos
Módulo V – Segurança Alimentar e Doenças Veiculadas por Alimentos
Módulo VI – Micotoxinas nos Alimentos
Módulo VII – Microrganismos Deteriorantes e Produtores de Alimentos
Módulo VIII – Controlo do Desenvolvimento Microbiano nos Alimentos
Módulo IX – Análises Microbiológicas de Alimentos, Água, Superfícies e Manipuladores de Alimentos
Módulo X – Projeto Final de Especialização Avançada



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

Partilhar

Também pode gostar…